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1,1 milhão de motocicletas foram produzidas até novembro de 2021


Mercado 10 de dezembro de 2021 | Por: Portal TS
1,1 milhão de motocicletas foram produzidas até novembro de 2021

Indústria de Motocicletas Cresce 25,9% no Acumulado do Ano e Registra Melhor
Índice em Seis Anos

Fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 1,1 milhão de unidades até novembro

 

 

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus – PIM cresceu 25,9% de janeiro a novembro. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, no acumulado do ano, saíram das linhas de montagem 1.118.790 unidades. No mesmo período do ano passado, foram fabricadas 888.515 motocicletas. Esse é o melhor resultado para o período desde 2015 quando foram produzidas 1.212.075 unidades.

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, afirma que os números comprovam que a indústria de motocicletas está na contramão da crise e iniciando um novo ciclo de expansão. “Todas as fabricantes estão acelerando o seu ritmo de produção para atender à demanda que segue em alta, especialmente por modelos de entrada e de baixa cilindrada, muito utilizadas como instrumentos de trabalho e transporte de baixo custo”, diz.

Fermanian explica que o volume produzido até poderia ser maior, mas as linhas de produção ainda operam com restrições para atender aos protocolos sanitários e evitar a disseminação do coronavírus. “O maior distanciamento entre os postos de trabalho aumenta o tempo de fabricação. Além disso, devido à segunda onda do coronavírus, em Manaus, deixamos de produzir cerca de 100 mil unidades no primeiro bimestre”, completa. 

Em novembro, as fabricantes do Polo de Manaus produziram 113.776 motocicletas. O volume é 4,9% superior ao registrado em outubro (108.456 unidades) e 9,3% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (104.094 unidades).

Ao analisar o desempenho do setor, Fermanian afirma que a projeção de fabricar 1.220.000 motocicletas este ano deverá ser atingida, o que representa crescimento de 26,8% na comparação com 2020 (961.986 unidades).

O executivo acredita que a curva de aceleração deverá se manter nos próximos meses, no entanto, ressalta que ainda não é possível traçar perspectivas para o próximo ano. “A falta de previsibilidade é uma grande preocupação: a chegada da variante Ômicron contaminou os mercados globais com pessimismo e, no Brasil, temos diversas incertezas no cenário político-econômico. Algumas medidas podem impactar negativamente o desempenho do setor”, avalia.

HISTÓRICO DO ACUMULADO DE JANEIRO A NOVEMBRO

ANO

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

PRODUÇÃO

1.212.075

854.839

813.968

968.976

1.038.696

888.515

1.118.790

Fonte: Associadas Abraciclo

 

Vendas no varejo

No acumulado do ano, foram licenciadas 1.043.711 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 27,8% na comparação com o mesmo período de 2020 (816.382 unidades).

Com 97.713 unidades emplacadas, a Scooter foi a categoria que registrou maior aumento percentual. De acordo com levantamento da Abraciclo, houve crescimento de 44% em relação às 67.847 registradas nos onze meses do ano passado. “A Scooter caiu no gosto dos brasileiros. É um modelo ágil, econômico e fácil de estacionar”, diz Fermanian. “O mercado de scooters tem grande potencial no Brasil”, destaca.

Já a categoria com maior volume de emplacamentos foi a Street, com 507.680 unidades. O volume é 24,3% superior ao registrado no mesmo período de 2020 (408.459 motocicletas).

Em novembro, as vendas no varejo totalizaram 105.740 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 9% na comparação com outubro (97.000 unidades) e de 18,3% em relação ao mesmo mês de 2020 (89.409 unidades).

As três categorias mais emplacadas no ranking mensal foram Street (51.694 unidades e 48,9% do mercado), Trail (22.386 motocicletas e 21,2%) e Motoneta (15.250 unidades e 14,4%).

Confira o ranking de emplacamentos por categoria:

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS

 

 

 

 

NOVEMBRO/20

 

OUTUBRO/21

 

NOVEMBRO/21

 

 

 

 

 

 

CATEGORIA

 

A

 

PARTICIPAÇÃO

 

B

 

PARTICIPAÇÃO

 

C

 

PARTICIPAÇÃO

 

C/A

 

C/B

 

Street

 

44.355

 

49,6%

 

47.023

 

48,5%

 

51.694

 

48,9%

 

16,5%

 

9,9%

 

Trail

 

17.089

 

19,1%

 

20.562

 

21,2%

 

22.386

 

21,2%

 

31,0%

 

8,9%

 

Motoneta

 

14.619

 

16,4%

 

14.867

 

15,3%

 

15.250

 

14,4%

 

4,3%

 

2,6%

 

Scooter

 

7.706

 

8,6%

 

7.525

 

7,8%

 

9.373

 

8,9%

 

21,6%

 

24,6%

 

Naked

 

2.478

 

2,8%

 

2.235

 

2,3%

 

2.526

 

2,4%

 

1,9%

 

13,0%

 

Bigtrail

 

1.206

 

1,3%

 

1.691

 

1,7%

 

1.839

 

1,7%

 

52,5%

 

8,8%

 

Ciclomotor

 

941

 

1,1%

 

1.452

 

1,5%

 

1.354

 

1,3%

 

43,9%

 

-6,7%

 

Sport

 

582

 

0,7%

 

659

 

0,7%

 

563

 

0,5%

 

-3,3%

 

-14,6%

 

Custom

 

294

 

0,3%

 

875

 

0,9%

 

636

 

0,6%

 

116,3%

 

-27,3%

 

Touring

 

26

 

0,0%

 

10

 

0,0%

 

8

 

0,0%

 

-69,2%

 

-20,0%

 

Triciclo

 

113

 

0,1%

 

101

 

0,1%

 

111

 

0,1%

 

-1,8%

 

9,9%

 

TOTAL

 

89.409

 

-

 

97.000

 

-

 

105.740

 

-

 

18,3%

 

9,0%

 

Fonte: Associadas Abraciclo

 

As motocicletas de baixa cilindrada (até 160 cilindradas) responderam por 81,2% das vendas. Em novembro, foram comercializadas 85.893 unidades. Já os modelos de média cilindrada (de 161 a 449 cilindradas) representaram 15,3% do mercado, com 16.155 unidades emplacadas. As motocicletas de alta cilindrada (acima de 450 cilindradas) tiveram 3.692 unidades licenciadas, o que corresponde a 3,5% do mercado.

Com 19 dias úteis, a média diária de vendas foi de 5.565 unidades. De acordo com dados da Abraciclo, esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2014 (5.598 unidades).

Na comparação com outubro, que teve o mesmo número de dias úteis, houve aumento de 9% (5.105 motocicletas/dia). Já em relação ao mesmo mês do ano passado, com um dia útil a mais, a alta foi de 24,5% (4.470 unidades/dia).

 

Exportações

Os embarques de motocicletas para o mercado externo cresceram 71,5%. De janeiro a novembro deste ano, foram exportadas 50.194 unidades. No mesmo período de 2020, os embarques totalizaram 29.273 unidades.

De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal destino, com 14.695 unidades e 28,6% do volume total exportado. Em segundo lugar, ficaram os Estados Unidos (11.167 motocicletas e 21,7%), seguidos bem de perto pela Colômbia (11.045 unidades e 21,5%).

“A retomada nas exportações era esperada. Havia uma demanda reprimida provocada pela pandemia do coronavírus, que fez os negócios despencarem. Esperamos manter esse ritmo nos próximos meses”, enfatiza Fermanian.

As exportações totalizaram 3.247 motocicletas em novembro. O volume foi 22,4% menor ao registrado no mês anterior (4.182 unidades). Na comparação com novembro de 2020, houve alta de 2,6% (3.164 motocicletas).

 Ainda segundo o levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, analisado pela Abraciclo, as posições no ranking do acumulado do ano foram mantidas no levantamento mensal. A Argentina ficou em primeiro lugar, com 1.272 unidades e 36,8% das exportações, seguida pelos Estados Unidos (666 motocicletas e 19,3%) e pela Colômbia (480 unidades e 13,9%).

 

Marcos Fermanian

Presidente da Abraciclo

“A produção de motocicletas cresceu 25,9% no acumulado do ano, totalizando 1.118.790 unidades. Esse é o melhor resultado para o período desde 2015. Naquela época, foram produzidas 1.212.075 unidades. Todas as fabricantes estão acelerando o seu ritmo de produção para atender à demanda que segue em alta, especialmente por modelos de entrada e de baixa cilindrada, muito utilizadas como instrumentos de trabalho e transporte de baixo custo.”

“O volume produzido até poderia ser maior, mas as linhas de produção ainda operam com restrições para atender aos protocolos sanitários e evitar a disseminação do coronavírus entre os colaboradores. O maior distanciamento entre os postos de trabalho aumenta o tempo de fabricação”.

“Nossa expectativa é fechar o ano com até 1.223.000 motocicletas fabricadas, o que representa crescimento de 27,1% na comparação com 2020 (961.986 unidades). A curva de aceleração deverá se manter nos próximos meses, mas ainda não é possível traçar perspectivas para o próximo ano. A falta de previsibilidade é uma grande preocupação: a chegada da variante Ômicron contaminou os mercados globais com pessimismo e, no Brasil, temos diversas incertezas no cenário político-econômico brasileiro. Algumas medidas podem impactar negativamente o desempenho do setor.”

“A Scooter foi a categoria que registrou maior aumento percentual, de 44%. O modelo caiu no gosto dos brasileiros, pois é um modelo ágil, econômico e fácil de estacionar.”

“As exportações tiveram alta de 71,5% no acumulado do ano. Essa retomada era esperada. Havia uma demanda reprimida provocada pela pandemia do coronavírus, que fez os negócios despencarem. Esperamos manter esse ritmo nos próximos meses

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

 

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: acima de 30 milhões
de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades

Produção anual: acima de 961 mil unidades

Produção anual: 2,5 milhões

unidades **

7º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial

 

(*) Dados até outubro de 2021.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis.

  

Para mais informações acesse o site

www.abraciclo.com.br

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