icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Atualizando o Setor


TS EdiçõesTS 238Sindisuper 02 de janeiro de 2024 | Por: Portal TS
Atualizando o Setor

Marco Antonio Barbieri, Presidente do Sindicato da Indústria de Proteção, Tratamento e Transformação de Superfícies do Estado de São Paulo - SINDISUPER

Da Reforma Tributária à Contribuição Assistencial Sindical, e muitos outros temas, confira informações gerais sobre o atual momento político e econômico que podem impactar no setor.

Trazemos hoje, para vocês, um resumo dos muitos assuntos que temos tratado no SINDISUPER. Nosso objetivo é oferecer ao setor informações gerais sobre o atual momento político e econômico.

1. Reforma Tributária: O tema da reforma tributária traz algumas incertezas para o setor de tratamentos de superfície. Como serão tratados os créditos sobre os insumos em comparação a como é feito hoje? Quais serão as alíquotas de impostos que deveremos arrecadar? Quando isto irá ocorrer? Essas e outras questões ainda não foram respondidas pelos legisladores que estão cuidando do tema e, sem dúvida, causam preocupação ao setor. Muitos sindicatos têm mostrado insatisfação com o que foi aprovado pelo Senado e o SINDISUPER faz coro com essas entidades por entender que a conta das isenções e privilégios vai ser paga pela indústria, ‘mais uma vez’. Por outro lado, se efetivamente tivermos uma simplificação tributária, isso será benéfico a todos, pois a legislação tributária hoje é complexa, de difícil compreensão, e custa muito caro para ser administrada. Vamos continuar acompanhando a evolução do assunto.

2. Contribuição Assistencial Sindical: Um novo nome para o mesmo imposto do passado que acarretará novos problemas aos empregados e empregadores.

3. Feirão de Energia: Mercado livre de energia. As empresas agora podem se beneficiar do mercado livre de energia, forma adequada para contratos de médio prazo, que pode trazer economia de até 30% nas contas de consumo de energia.

4. Cooperativas de Crédito - FIESP e SICOOB/UNICOOB: Ficará mais fácil para as empresas associadas participarem das cooperativas de crédito. Parceria entre a FIESP e SICOOB/UNICOOB irá facilitar a obtenção de crédito com custos mais baratos para as empresas, o que deve permitir um maior volume de investimentos.

5. FAP - RAT - Central de Inteligência FIESP: A FIESP está disponibilizando um mecanismo para que a empresa possa controlar adequadamente o FAP - RAT - Central de Inteligência por meio de um sistema tecnológico. O processo irá coletar e organizar sistematicamente os dados referentes a afastamentos, de curto e longo prazos, dos colaboradores de sua empresa; e nossa equipe, multidisciplinar, fará a análise e transformará em informação e conhecimentos úteis para a tomada de decisão nos processos de segurança e saúde do trabalhador, subsidiando também o Comitê FAP-RAT no posicionamento estratégico do setor. Conheça os serviços da Central de Inteligência e saiba como podemos auxiliar a sua empresa na redução dos custos na folha de pagamento. A empresa interessada deverá se cadastrar no site e aguardar um contato de seu sindicato (texto extraído do site da FIESP).

Queremos, por fim, agradecer à ABTS que muito gentilmente nos cedeu este nobre espaço para que pudéssemos dar algumas notícias aos Tratadores de Superfície.

Abraço a todos.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.