Lorenzetti chega ao centenário como uma das maiores metalúrgicas de São Paulo
Responsável por quase ¼ do PIB, o setor industrial é um importante motor para o desenvolvimento da economia brasileira. No dia 25 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Indústria, data instituída em 1948.
Duas décadas antes, a Lorenzetti já atuava no Brasil com fábrica instalada no tradicional bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo, onde mantém forte presença até hoje. Com trajetória marcada por inovação, solidez e pioneirismo, a empresa teve papel preponderante para a afirmação do setor industrial brasileiro.
Em 2023, a Lorenzetti entra para o seleto grupo de empresas brasileiras centenárias e mantém posição como uma das maiores metalúrgicas de São Paulo.
Diversificação no DNA: Fundada em 1923, a empresa inicia a operação quando, em viagem ao Brasil, o engenheiro italiano Alessandro Lorenzetti decide instalar em São Paulo a primeira fábrica brasileira de parafusos de precisão. Após alguns meses do início das atividades, chegam ao Brasil os seus filhos Lorenzo e Eugênio que, juntos, continuaram expandindo a área de atuação e passam a fabricar pinos, eixos e outras peças para a nascente indústria de máquinas. Alguns anos depois, além dos parafusos e peças para máquinas industriais, a empresa começa a produzir bandejas para restaurantes, açucareiros, galheteiros, vasos de latão, acessórios de metal para cortinas, patins e isqueiros.
A diversificação e o pioneirismo das primeiras décadas criaram as bases para que a Lorenzetti se tornasse uma das maiores fabricantes de soluções domésticas, presente em milhões de lares brasileiros e em mais de 45 diferentes países.
Atualmente, a empresa é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás e se destaca nos mercados de louças e metais sanitários, purificadores de água e iluminação.
Raízes paulistanas. Ao longo de várias décadas, o bairro da Mooca se manteve como uma das principais regiões com concentração de grandes indústrias. Porém, a Lorenzetti foi a única grande metalúrgica a permanecer e ampliar sua operação em solo mooquense, atualmente, com quatro unidades fabris.
“A história da Lorenzetti se confunde com a história da indústria brasileira, em seus desafios e suas vitórias. Temos muito orgulho de ser um grupo industrial que sempre inovou e se adaptou às mudanças do mercado, mantendo o compromisso com a excelência. Inovação que desafia o tempo não é apenas um slogan, mas sim uma filosofia praticada cotidianamente”, afirma Eduardo Coli, CEO da Lorenzetti.
Visão aérea da fábrica da Lorenzetti na década de 70
Uma das atuais fábricas da Lorenzetti localizada na Mooca, em São Paulo
Sobre a Lorenzetti
Com uma trajetória marcada por inovação, pioneirismo e transformação, a Lorenzetti completa 100 anos em 2023. A empresa é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás e se destaca nos mercados de louças, assentos, metais e plásticos sanitários, purificadores de água, pressurizadores e lâmpadas, refletores, painéis e spots. Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti possui distribuição nacional e internacional. Atualmente com mais de 4.3 mil funcionários, a companhia se caracteriza por oferecer produtos de qualidade e com design inovador, tecnologia e consciência ambiental, pela solidez financeira e pelo reconhecimento junto a consumidores, clientes e fornecedores.