icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Dürr implementa a mais moderna linha de montagem de chassis de ônibus no Brasil

Como resultado, a fábrica se beneficia de uma linha de produção altamente segura, eficiente e uma diminuição do tempo de produção em 12%

Mercado 09 de março de 2021 | Por: Portal TS
Dürr implementa a mais moderna linha de montagem de chassis de ônibus no Brasil

 

Figura 1: 1 ou 2 pares de AGVs acoplados transportam o enorme chassi de ônibus através da linha de montagem.

 

A Dürr modernizou a linha de produção de chassis de ônibus da Mercedes-Benz no Brasil. Com veículos guiados automatizados (AGVs), a linha de montagem em São Paulo se tornou uma das instalações de produção de chassis de ônibus tecnicamente mais avançadas no país. Sistemas interligados em um ambiente industrial 4.0 e interação perfeita entre homem e máquina garantem processos eficientes.

A Mercedes-Benz tem uma longa história na produção de chassis de ônibus no Brasil. A unidade de produção em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, é a maior fábrica de montagem de caminhões Mercedes-Benz fora da Alemanha. Em 2020, foi convertida pela Dürr para se tornar uma das mais modernas linhas de montagem no país. A fábrica agora se beneficia de uma linha de montagem totalmente automatizada com veículos guiados (AGVs), que são utilizados como sistema de transporte em toda linha, desde o início do processo de produção até todo o chassi montado, incluindo o motor. 

Com aproximadamente 20 profissionais da Dürr e 15.000 horas de engenharia, foi criada uma das mais avançadas linhas de montagem em termos de tecnologia, conectividade e processamento de informações. Antes de lançar a linha na fábrica da Mercedes-Benz, todos os resultados foram simulados em um ambiente virtual. Isto levou, desde o início, à alta eficiência e menos falhas no sistema ao realizar o projeto.

Sistema de transporte único

Para alcançar um máximo de flexibilidade e eficiência, a Dürr instalou um sistema de transporte único, composto por 51 pares de AGVs. O acoplamento dos AGVs trouxe garantia de flexibilidade na linha de montagem, atendendo à demanda do cliente em produzir todos os modelos de chassis de ônibus em uma única linha, desde os chassis micro-ônibus até os de ônibus articulado, com grande variação de peso e comprimento. Um ou dois pares de AGV’s, conectados via Wi-Fi, são capazes de operar em sincronização, podendo movimentar o enorme chassi do ônibus com até 20 metros de comprimento.

Um dos modelos de AGVs permite que os montadores regulem as alturas em qualquer estação de montagem, através de controles instalados em cada um deles independentemente, permitindo operações ergonômicas nas estações de trabalho. Equipados com scanners e bumpers de segurança, os AGVs garantem um ambiente seguro e reduzem falhas do sistema. Um sistema de transporte com essas características em capacidade de carga, ergonomia e padrões de segurança, é único e traz grandes benefícios para o cliente.Além dos AGVs, a Dürr instalou transportadores aéreos (monotrilho elétrico, EOM) na linha de montagem. Sua tarefa é transportar e mover eixos e motores. Para o processo de interligação, eles trabalham em sincronia com os AGVs, permitindo que a produção funcione sem problemas e a qualquer momento. Todos os equipamentos estão digitalmente ligados em rede, uma solução integrada e robusta da Indústria 4.0. As informações relevantes são capturadas por um sistema de gerenciamento que permite o controle de todas as atividades do projeto, resultando em homem e máquina trabalhando em conjunto. 

Figura 2: Um sistema feito sob medida: monotrilhos elétricos suspensos trabalham em sincronia com AGVs.

Benefícios para o cliente

Os técnicos e engenheiros da Dürr planejaram o projeto turnkey em sinergia e coordenação com o cliente. “Converter uma linha de montagem estabelecida em um ambiente completamente novo foi um grande desafio”, diz Paulo Sentieiro, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Dürr Brazil. “Nós dominamos isso, desenvolvendo soluções exclusivas com a mais moderna tecnologia do mercado”. Como resultado da modernização, a Mercedes-Benz se beneficia de uma linha de produção altamente segura e eficiente, com uma logística melhorada e uma diminuição do tempo de produção em 12%.

A Dürr Brasil com sede em São Paulo é parceira da indústria local há 55 anos. “Fornecemos aos nossos clientes sistemas totalmente integrados que abrangem desde a fase inicial de planejamento do projeto até toda a fase de implementação. Com profissionais e especialistas altamente qualificados, apoiamos nossos clientes durante todo o processo", diz Paulo Sentieiro sobre o foco da empresa.

Montagem final da Dürr

Para o negócio de Montagem Final, a Dürr definiu a estratégia global NEXT.assembly. Essa estratégia integra todo o espectro de tecnologia e consultoria da Dürr em uma solução completa, destinada a permitir que os fabricantes de veículos montem da maneira mais eficiente possível a preços competitivos. Os blocos que definem são tecnologia de transporte, colagem, montagem, enchimento e inspeção, bem como soluções digitais para um inteligente controle de toda produção. A Dürr oferece o portfólio com sistemas modulares de componentes individuais ou como uma solução completa

 

Figura 3: Homem e máquina trabalham lado a lado em segurança no ambiente da indústria 4.0.

 

O Grupo Dürr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 300 funcionários. Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem, e vedação. Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira. Opera a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo. AGRAMKOW do Brasil produz sistemas de enchimento e equipamento de testes para refrigerantes, ar condicionado e bombas de aquecimento fabricadas em São Paulo e pertence ao grupo Durr.

 

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação e digitalização / indústria 4.0. Seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes em diversos setores industriais. O Grupo Dürr fornece para setores da indústria como, automotiva, indústria mecânica, química e farmacêutica e a indústria de madeira. Em 2019, gerou receitas de vendas de € 3,92 bilhões. A compania conta com mais de 16.300 funcionarios e esta presente em 112 localidades, situadas em 34 países. O grupo atua no mercado com as marcas Dürr, Schenck, e HOMAG, por meio de cinco divisões: 

  • Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura ,instalações de montagem final, equipamentos de testes e enchimento de fluídos para a indústria automotiva 
  • Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos 
  • Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão, sistemas de redução de ruídos e linhas de protetivos para baterias 
  • Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento e diagnóstico 
  • Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e equipamentos para processamento de madeira 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.