O poder da mudança
Ana Carolina Coutinho
Acesse a edição 238 completa
"A mudança não é algo que nós deveríamos temer. É algo que nós deveríamos recepcionar. Pois sem mudança, nada cresce. Sem crescimento, nada evolui", essa frase tem autoria desconhecida, mas a pessoa que a escreveu deveria ser celebrada por todos. Mudar é ter coragem de encarar o que não se conhece, de desbravar novos caminhos...
É isso que a ABTS vem fazer ao propor novas diretrizes, para que elas culminem na evolução de todo o mercado de tratamento de superfícies. Algumas dessas ações você poderá conferir no artigo do nosso presidente, Reinaldo Lopes, que traz o tema Não só de olhos, mas de corpo inteiro frente às mudanças, em Palavra da ABTS, contando sobre o que está sendo feito para criar um novo conceito para atuação da associação – conceito transformado em atitude, como se pode ler em ABTSverso, texto que detalha os ideais propostos para essa nova fase da ABTS.
Ao transcorrer as páginas da REVISTA TS, você também poderá verificar algumas novidades, como a seção Aplicadores, inaugurada pela METALFAST, que revela a sua trajetória, em ‘A Jornada Rumo à Excelência em Revestimentos Metálicos’.
A partir desta edição, também apresentamos, além das tradicionais Matérias Técnicas – aqui com destaque para ‘Visão Geral do Cromo Trivalente’, de Mark Schario, e Licenciamento ambiental, de Rosa Maria Nakabayashi – e de personagens importantes para o setor, como a trajetória da Dra. Idalina Aoki, em Grandes Profissionais, veremos também materiais que impactam diretamente no dia a dia do segmento, como por exemplo, ‘Atualização da Norma ABNT NBR 14.725: Novas Diretrizes para Classificação, Rotulagem e Ficha com Dados de Segurança (FDS)’, de Nathaly Hette Pereira e Kérolyn Silvério, consultoras da Intertox; e ‘Esclarecimentos sobre a Validade da Nota Técnica Referente aos Produtos Químicos’, de Melissa Ferreira de Souza, em Informativo.
Cursos & Eventos também são destaque com a cobertura do ‘Workshop de Corrosão, que apresentou as inovações de sete empresas em evento na Região Sul do país. A força de nossos executivos também se faz presente, e por suas próprias palavras. Nesse sentido, Marco Barbieri atualiza o setor sobre os impactos de assuntos atuais, como o da Reforma Tributária e da Contribuição Assistencial Sindical, em Notícias do SINDISUPER; e também o diretor de comunicação e relações institucionais da Abrafati, Fabio Humberg, que fala sobre o Abrafati Show e a Missão da Associação, em Palavra da Abrafati.
Também temos Marcelo Rica, cofundador e diretor da TRATHO, com o tema: Uma cultura de negócios com valores além do lucro’, em Opinião Executiva; e o especialista em educação corporativa, Marco Aurelio Morsch, que traz dados reais sobre como empresas com propósitos claros superam seus concorrentes em valor de mercado, em Ponto de Vista.
Quem também evolui e abre novos caminhos é a Croma, tema de nossa Matéria de Capa, que inaugura uma nova linha de produção com equipamento de pintura, até então, inédito no Brasil.
Por fim, agradeço à diretora da B8 Comunicação, Elisabeth Pastuszek, com quem tive a honra de trabalhar e aprender sobre o mercado de tratamento de superfície. A revista chegou até aqui por causa dela – que merece todos os reconhecimentos. Assim, também inspirada por esses novos caminhos que irei trilhar junto à nova direção da revista, termino o editorial com outra frase: “A mudança é a lei da vida. E aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente estão destinados a perder o futuro.” (John F. Kennedy)