icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

As Mulheres do Setor: Cassia Santos, SurTec

Conheça um pouco mais da executiva especializada em tratamento de superfície, com atuação em diferentes áreas, como marketing, vendas e departamentos técnicos: “Nosso setor, de Tratamento de Superfície, tem trabalhado melhor com a diversidade e isto tem um ‘dedo’ feminino”

Especial Mulheres 11 de março de 2021 | Por: Portal TS
As Mulheres do Setor: Cassia Santos, SurTec

Apesar de ter estagiado em outras áreas, se especializou em tratamento de superfície, atuando desde os anos 2000 na SurTec do Brasil, onde, hoje, atua como Gerente Técnica

O Dia Internacional das Mulheres é 8 de março; muitas delas engrandecem o setor de superfície com seu trabalho, conhecimento e visão feminina do negócio. São essas guerreiras que o Portal TS quer homenagear neste ano. Conheça um pouco da história Cassia: “Ainda quando era estudante, fiz estágios em outras áreas, no entanto, minha experiência profissional é toda realizada no setor de Tratamento de Superfície. Trabalho na SurTec desde o ano 2000, e atuei como coordenadora dos departamentos técnicos, de marketing e de vendas interno. Desde 2016, tenho atuado como Gerente Técnica”.

Qual você considera a sua maior contribuição para o setor de Tratamento de Superfície?

Como mulher, trabalhar bem em equipe mistas, com homens e mulheres. Facilitar a inclusão das mulheres no setor. Como atuei por muitos anos no laboratório, tive muitos colaboradores homens e mulheres e pude proporcionar uma boa sinergia de trabalho entre eles. No período em que fui diretora Cultural da ABTS, colaborei muito para levar cursos da área para a região Sul do país.

Como enxerga o papel das mulheres em setores-chave da economia? E na Indústria, em especial?

A mulher é especialista em dupla jornada de trabalho e realmente estamos conquistando cada vez mais posições-chave nas empresas. Somos eficientes, e a presença das mulheres traz mais humanidade para a área. Percebo que nosso setor, de Tratamento de Superfície, tem trabalhado melhor com a diversidade e isto tem um ‘dedo’ feminino.

Conte-nos, de forma sucinta, um breve histórico de sua carreira?

Ainda quando era estudante, fiz estágios em outras áreas, no entanto. Minha  experiência profissional é toda realizada no setor de Tratamento de Superfície. Trabalho na SurTec desde o ano 2000 e atuei como coordenadora dos departamentos técnicos, de marketing e de vendas interno. E, desde 2016, tenho atuado como Gerente Técnica.

 Como enxerga o futuro do Tratamento de Superfície?

Vejo, principalmente o Brasil, com necessidade cada vez maior de ter tecnologias limpas para fornecimento para o mercado. Embora, no país, a regulamentação de uso de produtos tóxicos, mutagênicos, cancerígenos, etc... seja muito flexível, na Europa este assunto está muito avançado. E as empresas globais têm tido restrições para o uso de produtos nocivos, ou seja, solicitando produtos mais ecológicos e que atendam aos requisitos, propriedades específicas.

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.