icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Avanço em Revestimentos: ASTM Desenvolve Norma para Proteção Superior contra Corrosão com Zinco-Níquel Nanoestruturado

A norma estabelecerá requisitos de desempenho para revestimentos nanoestruturados de zinco-níquel eletrodepositados.

Mercado 29 de janeiro de 2024 | Por: Portal TS
Avanço em Revestimentos: ASTM Desenvolve Norma para Proteção Superior contra Corrosão com Zinco-Níquel Nanoestruturado

O comitê de revestimentos metálicos e inorgânicos da ASTM International está desenvolvendo uma norma proposta (WK29468) que estabelecerá requisitos de desempenho para revestimentos de zinco-níquel nanoestruturados eletrodepositados.

O escopo de aplicação do revestimento será fornecer resistência à corrosão aprimorada em ambientes marinhos, industriais e de alta umidade para componentes de óleo e gás, automotivos e aeroespaciais, como fixadores, suportes e carcaças, bem como outras aplicações industriais.

"A norma proposta visa especificamente microestruturas de grãos nanoestruturados que são alcançadas por meio de tecnologias avançadas de eletrodeposição modulada, criando uma estrutura nano-laminar distinta", diz Herman Amaya, membro da ASTM da Modumetal Inc. "Essas características, coletivamente, resultam em uma resistência à corrosão aprimorada, conforme validado por testes de campo e resultados de névoa salina ASTM B117 e formarão a diretriz para o desenvolvimento de especificações internas que as empresas usarão para estabelecer requisitos conforme especificado em pedidos de compra."

Este esforço está diretamente relacionado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável No. 3 das Nações Unidas, ao reduzir a dependência de substâncias perigosas ao especificar passivação de Cr (III) em vez de cromo hexavalente Cr (VI), e ao No. 12; apresentando-se como um substituto para revestimentos de cádmio conhecidos por seus riscos perigosos à saúde e ao meio ambiente.

Amaya também observa que a norma proposta é a primeira dentro do comitê que introduz a aplicação de parâmetros de eletrodeposição ajustados conhecidos como nanolaminar, placação por pulso e placação por pulso reverso, que estão em desenvolvimento há 15 anos e que agora estão sendo aplicados comercialmente.

Todas as partes interessadas são convidadas a participar do desenvolvimento da norma proposta. Especialistas em ciência dos materiais, eletroquímica e aplicações de revestimento industrial são especialmente incentivados a participar.

Matéria Original, em inglês: Products Finishing

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.