icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

O mercado do aço no Brasil estima alcançar um volume de 35,3 milhões de toneladas produzidas


Mercado 02 de fevereiro de 2023 | Por: Portal TS
O mercado do aço no Brasil estima alcançar um volume de 35,3 milhões de toneladas produzidas

Apesar de sofrer retração em 2022, o mercado do aço no Brasil performou melhor que outros países e deve contribuir para um significativo resultado mundial de produção e vendas neste ano

 

Sinais de melhora na economia brasileira traz otimismo ao setor siderúrgico que projeta alta de 2% em 2023

 

Com sinais de melhora na economia brasileira em 2023 e cenários otimistas para os setores que mais consomem a produção siderúrgica, o mercado do aço no Brasil estima um crescimento de 2% em 2023, alcançando um volume de 35,3 milhões de toneladas produzidas.  

A projeção é do Instituto Aço Brasil que lista as perspectivas econômicas, como o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil com previsão de avanço entre 1,5% a 2%, crescimento de bens de capital entre 0,5% e 1% e a indústria automotiva com produção entre 5% a 6% a mais que em 2022. Somados, os três listados representam 80% de todo volume de consumo do aço.  

Aliado a estes, há ainda lançamentos de obras de infraestrutura, o cenário favorável ao agronegócio e projetos de concessão realizados nos últimos anos. Sem contar o setor de energia fotovoltaica, que utiliza o aço na produção de painéis solares.  

Somente o mercado interno deve consumir um volume de 20,5 milhões de toneladas de aço em 2023, de acordo com a estimativa do instituto.  

Em 2022 a siderurgia sofreu retração de 4% em comparação a 2021 -  período de maior avanço obtido nos últimos anos - mas mesmo em queda, a avaliação é de que o Brasil performou melhor que outros países em meio a diferentes obstáculos econômicos mundiais e deve ter um dos cenários mais positivos também neste ano.  

O Aço Brasil destaca que em termos de vendas internas, 2022 foi o quarto melhor ano da década e este item fez com que empresas brasileiras reforçassem seus investimentos já enxergando novos mercados e a ampliação de suas capacidades produtivas.  

Um exemplo é a Krominox, líder nacional na produção e tubos e soluções em aço inoxidável. Ao final do ano passado, a empresa ampliou suas plantas fabris com aquisição de novas indústrias e equipamentos. Investimentos na ordem dos R$ 10 milhões em 2022 e previsão de aplicação de mais R$ 15 milhões para aquisição de maquinários, ferramentas e fornos térmicos dedicados à produção de aço com costura. Alternativa também direcionada para o atendimento da demanda de sustentabilidade em níveis estruturais ao setor sucroalcooleiro.  

A companhia apresenta um portfólio completo e personalizável para as responsáveis por toda a cadeia de suprimentos – seja indústria ou cooperativas.  

A Krominox prevê um crescimento de aproximadamente 25% para os próximos anos, com a expansão dos negócios.  

 

Mercado do aço no mundo 

Assim como a estimativa feita pelo Instituto Aço Brasil, a Wordsteel calcula que a demanda por aço cresça em 2023 1% em todo o mundo. A baixa porcentagem reflete a repercussão da inflação e aumento das taxas de juros globais, mas reforça que a demanda por infraestrutura será a responsável por aumentar ligeiramente a busca pelo aço neste ano.  

Segundo a Wordsteel a perspectiva para 2023 depende do impacto das políticas monetárias mais restritivas e da capacidade dos bancos centrais de ancorarem as expectativas de inflação.  

A agência de classificação de riscos Fitch Ratings reforçou que os volumes de mercado de aço devem se normalizar em 2023 em níveis semelhantes aos de 2021. Para a Fitch, mercados como o Brasil se manterão positivos com o apoio dos governos para investimentos e custos mais baixos.  
 

Sobre a Krominox 

Presente no mercado do aço há 25 anos, a Krominox é uma das principais empresas brasileiras especializadas na fabricação de tubos e soluções em aço inoxidável. Com forte atuação no setor sucroalcooleiro e líder no segmento de papel e celulose, a Krominox demonstra toda sua expertise e qualidade para a fabricação de tubos personalizáveis, dentro de todos os diferentes padrões de bitolas e comprimento sob medida, de acordo com a necessidade específica de cada projeto. A empresa fabrica e fornece soluções também aos setores automotivo, alimentício, saneamento e tratamento, farmacêutico, químico e petroquímico, entre outros. www.krominox.com.br  

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.