icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Principais tendências do trabalho com o alumínio da CPA Corantes


Especial AlumínioTS 228 12 de março de 2022 | Por: Portal TS

 

João Ricardo Baptista

Diretor

CPA CORANTES E PRODUTOS QUÍMICOS PARA ALUMÍNIO ANODIZADO 

“A versatilidade do alumínio assim como seus acabamentos e a capacidade de utilização de ligas verdes (com maior conteúdo de material reciclado) ficarão em evidência nos próximos anos”

 

 

Qual a grande novidade da sua empresa relacionada ao segmento de alumínio em Tratamento de Superfície? 

A recuperação e purificação de químicos, principalmente ácidos, está sendo um grande desafio para as anodizações de alumínio. Estamos oferecendo o Anopur®, equipamento líder mundial, patenteado, de troca iônica, para recuperação de banhos de anodização. Acreditamos que a competividade das empresas brasileiras deverá ser alcançada através de investimentos em tecnologias com grande apelo ecológico e econômico. Selagens e corantes isentos de metais pesados também chegam para compor o leque de produtos com um grande apelo ambiental.

Como você enxerga o atual cenário do mercado de alumínio? Quais são os principais desafios e quais os planos de ação para transpô-los? 

A demanda por alumínio continuará a crescer. A versatilidade do alumínio, assim como seus acabamentos, e a capacidade de utilização de ligas verdes (com maior conteúdo de material reciclado) ficarão em evidência nos próximos anos. A indústria de acabamento deverá focar em sistemas de economia de energia, água e produtos químicos. A CPA está investindo no desenvolvimento de produtos que tragam economia energética e de qualidade para seus clientes. Estamos oferecendo ao mercado equipamentos que recuperam ácidos, sendo este um grande problema ambiental e econômico devido ao alto preço do ácido sulfúrico no mercado.

 

“A CPA vende corantes e produtos químicos para anodização e tingimento do alumínio”

Em qual área relacionada ao alumínio a sua empresa atua? O que representa essa área dentro do negócio da sua empresa? 

No acabamento e proteção superficial. A CPA vende corantes e produtos químicos para anodização e tingimento do alumínio. Representamos também a Eco-Tec, empresa do grupo Koch Separation Solutions, líder mundial na fabricação de equipamentos para recuperação de metais e ácidos.

Como a pandemia afetou seus negócios? Nesse aspecto, como crê que ocorrerão os anos vindouros? 

Nos meses iniciais não fomos afetados. A produção de equipamentos médico-hospitalares e a indústria de cosméticos puxaram a produção nacional, já os mercados de máquinas e equipamentos foram muito afetados, assim como a construção civil. Esperamos que os mercados se estabilizem no biênio de 2022/2023, apesar da instabilidade de nosso ano eleitoral. O valor do dólar e as medidas impostas pelos chineses na produção de insumos impuseram a reativação de unidades fabris no mercado interno. A retomada na produção nacional de alumínio nos próximos anos resultará na possibilidade de que mais produtos possam ser fabricados no Brasil.

Houve alguma escassez de matérias-primas utilizadas com o alumínio? Se sim; como a sua empresa minimizou os impactos desse desafio? 

Sim. Diversos insumos químicos faltaram no mercado devido aos problemas causados no frete internacional e na produção mundial devido à Covid. Estabelecemos contato muito mais intenso com nossos clientes para prever consumo e estabelecer entregas a fim de evitar a falta desses produtos. Aumentamos nossos estoques e diversificamos sistemas modais internacionais como meio de garantir prazo de chegada no Brasil.

Qual é a projeção de sua empresa para o(s) próximos anos? 

Esperamos que o mercado continue a crescer e se diversificar. O alumínio anodizado continua a substituir o aço, inclusive o inoxidável, em diversos segmentos.

Quais são as principais tendências do trabalho com o alumínio? Crê que ainda há o que se desenvolver dentro desse segmento? 

O alumínio anodizado tem uma grande pegada ambiental devido à possibilidade de reciclagem infinita. A indústria de anodização precisa investir em sistema de energia solar, sistemas de recuperação de águas e melhoria em instalações, assim como equipamentos para recuperação de ácidos e álcalis nas linhas. A utilização de retificadores modernos trará ganhos de produção e economia de energia. Com a melhorias nos processos, a fabricação de utensílios domésticos, esportes e peças de decoração tem um grande mercado a ser desbravado. O processo de coloração por corantes traz um acabamento único a um metal nobre como o alumínio. A utilização em máquinas e equipamentos, devido à anodização dura, também continuará a crescer. A valorização desse metal continuará a crescer em diversos segmentos e nada melhor que dar vida a esses produtos através da cor.

 

“A competividade das empresas deverá ser alcançada através de investimentos em tecnologias com grande apelo ecológico e econômico”

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.