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Qual perfil do consumidor 4.0 em negócios automotivos?


Mercado 31 de outubro de 2021 | Por: Portal TS
Qual perfil do consumidor 4.0 em negócios automotivos?

Osvaldo Keller, Diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo DPaschoal

Diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo DPaschoal destaca quais as principais necessidades do consumidor do futuro

Será que as necessidades automotivas continuam sendo as mesmas desde 1910?

Quando se olha para um futuro próximo ou se debruça no passado, um fator comum é claro. Todos os veículos, desde o primeiro que foi criado, precisam de energia para se mover. Então o que pode ter mudado se todos os carros, motos e caminhões necessitam de um pilha ou de um posto de gasolina? Pergunta Osvaldo Keller, Diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo DPaschoal para um auditório virtual composto por mais de 3 mil pessoas durante o evento on-line ROTA 2025.

Para contextualizar a resposta, o executivo trouxe o seguinte tema: Qual perfil do consumidor 4.0 em negócios automotivos? E antes de iniciar a discussão, ilustrou modelos icônicos da indústria automotiva. A frase seguinte para a reflexão foi a seguinte: apesar de mudarem tanto em design, carroceria, motorização e aerodinâmica, os modelos continuam precisando de duas características, da manutenção e do combustível.

Com base nessa afirmação, o diretor ressaltou que mesmo com a mudança do perfil do consumidor durante anos, a essência e as principais necessidades continuaram iguais, logo, o que mudou na verdade foi a relação dos indivíduos com o transporte. “Hoje, por exemplo, o carro está mais conectado com o restante das tarefas do dia a dia, porém ele continua precisando de energia, seja ela a combustão ou elétrica”, reforçou ele. 

Um exemplo que ele trouxe para mostrar a essência daquilo que o motorista precisa foi o de um para-brisa sujo: “quando você dirige e não enxerga 100%, fica complicado entender o que está acontecendo. Após a limpeza tudo acaba ficando mais claro. Ou seja, a transparência é a principal ferramenta que diferencia o mercado e o consumidor”, finaliza.

A DPaschoal, em revisão veicular consciente, por exemplo, revisitou seus processos com o objetivo de manter seu programa de sustentabilidade compatível com as práticas de consumo consciente atuais, através da prestação de serviços inovadores e ecologicamente corretos. Para isso, desde 2007 lançou o programa “Economia Verde”, que auxilia o cliente a economizar na manutenção do seu veículo e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, gerando um equilíbrio entre o crescimento econômico e a proteção ambiental.

“Todos acabam ganham com esse sistema: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia e, mais importante, o meio ambiente, pela redução dos descartes”, finaliza o Diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo DPaschoal.

 

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