Fundadora da ABTS, a executiva teve uma carreira brilhante que a consagrou no setor que influenciou fortemente sua vida.
É com pesar que anunciamos o falecimento de Ruth Gabriela Schaus, fundadora da Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície (ABTS), que nos deixou no último dia 7 de fevereiro de 2024, aos 81 anos.
Ruth nasceu em 26 de outubro de 1942, em uma família de imigrantes alemães, e, desde cedo, mostrou-se uma mulher de fibra e determinação. Cresceu ao lado de seu irmão, Daniel Friedland, em um lar cheio de amor e incentivo à educação.
Após concluir, com excelência, o curso de Química Industrial, na Universidade Mackenzie, Ruth iniciou sua trajetória profissional na Udylite, abrindo caminho para uma carreira brilhante. Foi na Volkswagen do Brasil, no entanto, onde conheceu seu primeiro marido, Wolgang Miller, que Ruth começou a se destacar como uma verdadeira líder na área de tratamentos de superfície.
A vida, sempre um misto de desafios e superações, a levou à Metalgráfica Canco, onde assumiu a posição de chefe do laboratório, consolidando seu prestígio e sua influência no setor; mas foi na Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície que Ruth deixou sua marca indelével.
Desde a fundação da ABTS até 1983, sua dedicação e visão foram fundamentais para o crescimento e o reconhecimento da Associação. A paixão pelo que fazia era evidente e contagiante, inspirando muitos a seguirem seus passos. Um revés em sua saúde a fez pausar sua jornada profissional: uma leucemia a afastou do trabalho. Ruth superou a doença, mais um testemunho de sua força e determinação.
A vida reservava novos caminhos para ela. Viúva, conheceu Jerome Schaus, um americano que traria mais de um novo amor à sua vida. Mudaram-se para os Estados Unidos, onde Ruth não só encontrou um novo lar, mas também deu à luz a Mike, juntando-se a Tomas Eric Miller, seu primeiro filho, para completar a família.
Ruth viveu uma vida plena, marcada pela paixão, pela liderança e pela resiliência. Seu legado na indústria brasileira e sua contribuição à ABTS permanecerão vivos, inspirando gerações futuras.
Hoje, despedimo-nos não apenas de uma profissional exemplar, mas de uma amiga, uma mãe, uma esposa, uma profissional, e uma inspiração. Ruth G. Schaus deixa uma lacuna irremediável nos corações de todos que a conheceram, mas seu espírito, sua determinação e seu amor pela vida continuam a brilhar em cada um de nós.