Instalações da Art Coating Pinturas Técnicas, onde Lucas Pinheiro atuou com KTL, pintura eletrostática a pó e adesivação metal e borracha
Lucas Pinheiro de Lima, da LP Consultoria e Negócios, revela a sua visão do mercado onde atua há quase 20 anos
O consultor empresarial Lucas Pinheiro de Lima, é familiar ao setor de pintura, onde construiu sua carreira na Art Coating Pinturas Técnicas, estando lá por 18 anos e atuando com pintura KTL, eletrostática a pó e adesivação metal e borracha. “Sempre atuávamos com tecnologia de pré-tratamento e tintas que fossem aprovadas por todas as montadoras em normas internacionais”, conta.
Atualmente, é consultor em gestão empresarial e oferece aos seus clientes esse olhar estratégico do mercado que, para ele, “tem crescido bastante, com tintas superduráveis, e vai aumentar mais com o mercado com carros elétricos e os ramos agrícolas que vêm crescendo bastante”, diz e acrescenta que o país está cada vez mais sintonizado com os mercados internacionais: “O mercado brasileiro acompanha as tendências no exterior, as tecnologias chegam posterior quando são lançadas nos Estados Unidos e Europa, com tintas cada vez mais aumentando proteção solar e intempéries”.
Alguns tanques da Art Coating Pinturas Técnicas, onde Lucas Pinheiro atuou por 18 anos
O desafio do setor
Segundo o executivo as ‘supertintas’ são a grande tendência do segmento, mas não só: “Setups mais rápidos para pintura a pó, linhas de pintura com menor custo de operação e produtos cada vez mais resistentes”, revela.
A sua própria empresa também vem passando por mudanças. Recentemente, o executivo também contratou um consultor para ajudá-lo na criação de nova identidade visual para a sua marca, ele também vem investindo em Business Intelligence (BI), “que agrega qualquer empresa”, reforça.
O executivo diz que o principal desafio do segmento é a redução dos custos operacionais, além da automação e otimização de processos, temas relacionados entre si. Para finalizar, ele aponta o grande potencial do segmento: “Indústria automotiva e agrícola, e diversos outros segmentos, como equipamentos hospitalares, por exemplo”.