icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Aliança entre química e sustentabilidade


Especial Química 2023 22 de julho de 2023 | Por: Portal TS
Aliança entre química e sustentabilidade

ITAMARATI METAL QUÍMICA

Itamrati Metal Química

 

“Somente através dessa aliança, entre Química e Sustentabilidade, poderemos garantir um futuro melhor para as gerações presentes e futuras”

Silvio Renato de Assis, Gerente Comercial

 

 

Fale-nos um pouco sobre a sua empresa: em qual segmento e setores sua empresa atua?

A Itamarati Metal Química atua há mais de 40 anos no mercado de industrialização e comercialização de produtos químicos para tratamento e revestimento de superfícies, e em toda gama de produtos químicos auxiliares em torno desse segmento.

 

Quais as principais novidades da empresa de maneira geral?

A Itamarati Metal Química tem uma história de sucesso, à qual agrega valores como seriedade, idoneidade, expansão tecnológica, responsabilidade ambiental e qualidade certificada, sendo a primeira do segmento de Tratamento de Superfícies, com capital 100% nacional, a obter a ISO 9001. Somos certificados ISO 14001 e agora somos a primeira e única empresa do nosso segmento a ter um Selo de Sustentabilidade que nos certifica como NETPOSITIVO, cuja atribuição, além de atestar que nossa fábrica atua sobre as práticas ESG e investe na preservação da biodiversidade, também nos permitirá fornecer produtos químicos para Tratamento de Superfícies certificados com a respectiva compensação de emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE), reduzindo, assim, a pegada de carbono dos nossos clientes em relação ao escopo 3 (cadeia produtiva) do Protocolo GHG (Protocolo de Gases do Efeito Estufa).

 

Vocês utilizam a Química em quais processos? Quais são os principais investimentos nesse sentido?

Na Itamarati, a Química faz parte do nosso dia a dia, na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, nos processos de fabricação, no controle de qualidade, no Laboratório de Suporte aos nossos clientes, mas principalmente nas práticas sustentáveis que garantam um futuro melhor para todos nós. A Itamarati continua investindo em seus serviços e apresentando soluções inovadoras que garantem segurança, qualidade e durabilidade dos produtos comercializados, através de preços competitivos, com aperfeiçoamento de nossos profissionais, desenvolvimento de soluções e investimento em equipamentos de alta tecnologia, mas sempre com o foco na sustentabilidade.

 

Pensando na atividade química e em processos químicos, qual a grande novidade da sua empresa?

A grande novidade que trazemos é a possibilidade de unir a Química, do Tratamento de Superfícies, à Sustentabilidade – agregando valor para todos os stakeholders envolvidos –, através do acesso a produtos de alta tecnologia e qualidade comprovada, mas que já tragam a respectiva compensação de emissão dos gases de efeito estufa, reduzindo assim a pegada de carbono para o cliente.

 

Qual a importância do profissional da Química na sua companhia? Quais são as principais atividades que ele realiza/conduz e como isso impacta nos negócios da empresa?

O profissional da Química tem muita importância aqui na Itamarati, tanto que há profissionais desse gabarito em todos os níveis hierárquicos. Formulações, análises, relatórios, documentações ou assistência técnica são atividades básicas de um profissional da Química nas tarefas diárias da empresa, mas ter um Químico na alta direção, agindo como exemplo e demonstrando o seu engajamento, principalmente na causa da Sustentabilidade, faz com que toda a companhia enxergue e dê seu apoio de forma contínua a essa causa, integrando todas as questões relacionadas à sustentabilidade junto à estratégia do negócio.

 

O que recomendaria a um profissional recém-formado iniciante em sua empresa?

Minha primeira recomendação seria para ele/ela: ‘aprender, aprender e aprender...’. Nossa empresa dispõe de profissionais qualificados e de larga experiência, e poder estar ao lado desses/dessas profissionais, cada qual com a sua especialidade, será um privilégio para qualquer pessoa que esteja iniciando no Tratamento de Superfícies. Em relação à dificuldade na contratação de profissionais, sim, ela existe e acredito que não aconteça só conosco. O que sinto é que o segmento de Tratamento de Superfícies, apesar de ser importante para muitas indústrias, não atrai os recém-formados por não ter o mesmo glamour que outras áreas do segmento químico. Precisamos mudar essa visão do nosso segmento e acredito que, nesse quesito, a ABTS pode (e tem que) ser uma ferramenta importante de divulgação, de desmistificação e de renovação de profissionais para nosso setor.

 

Ainda é possível inovar pela atividade Química na sua companhia? De que forma?

Para nós, da Itamarati, que tem uma história de empreendedorismo, inovação e de responsabilidade ambiental, a Química desempenha um papel central na prática da Sustentabilidade, fornecendo conhecimentos e tecnologias que permitem a criação de soluções mais amigáveis ao meio ambiente. Através do desenvolvimento de materiais sustentáveis, avanço nas energias renováveis, gestão e tratamento de resíduos e promoção de uma indústria de tratamento de superfícies sustentável, a Química contribui para desenvolver alternativas para um futuro mais equilibrado e resiliente. É fundamental que haja uma maior integração entre os princípios da Química e as práticas sustentáveis, visando uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente. Somente através dessa aliança, entre Química e Sustentabilidade, poderemos garantir um futuro melhor para as gerações presentes e futuras.

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.