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“Brasil é um mercado-chave na América do Sul”


TS 230 27 de julho de 2022 | Por: Portal TS
“Brasil é um mercado-chave na América do Sul”

Gerente de negócios América do Sul de tintas em pó e líquida automotiva para rodas da AkzoNobel, Eduardo Rio, conta as novidades do segmento no mercado brasileiro e mundo

 

 

Impossível não dizer: a AkzoNobel é uma gigante global. No segmento de Tintas em Pó são mais de 29 fábricas ao redor do mundo, incluindo uma no Brasil, sediada em São Roque, SP. Aliás, o Brasil é um mercado-chave na América do Sul, “região responsável por cerca de 9% da receita da empresa em nível global”, como nos revela Eduardo Rio, gerente de negócios América do Sul de tintas em pó e líquida automotiva para rodas da empresa. São quase 10% de toda a receita! O tamanho da companhia faz jus ao que ela semeia, segundo Eduardo: desenvolvimento sustentável, investimento pesado em P&D, produtos de longa durabilidade, foco em tecnologia, no planeta e em inovação. Atualmente aposta nas tintas a pó, com portfólio voltado para segmento automotivo, construção civil e elétrico, tudo sem o uso de compostos orgânicos voláteis e metais pesados, uma espécie de ‘exigência’ moral. “Capacidade de fazer radicalmente mais usando menos”, diz o executivo. Há um segredo para essas conquistas? Você descobrirá a seguir.

Fale-nos um pouco sobre a Akzon Nobel. 

As tintas e revestimentos da AkzoNobel ajudam a limpar o ar, suportam o calor e o frio extremos, reduzem a perda e consumo de combustível e lidam até com as condições adversas em Marte. A AkzoNobel, fundada em 1792, em Amsterdã, na Holanda, opera em mais de 150 países, com cerca de 33.000 pessoas. Com um time de aproximadamente 1.700 colaboradores, o Brasil é um mercado-chave na América do Sul, região responsável por cerca de 9% da receita da empresa em nível global, onde operamos com um portfólio de marcas líderes, como Coral, Coralit, Sparlack, Wanda, Sikkens, International, Interpon e RESICOAT. No Brasil, contamos com cinco unidades: São Bernardo do Campo (SP), Mauá (SP), Santo André (SP), São Roque (SP), Recife (PE) e São Paulo/SP (administrativo).

Nosso negócio está presente em cinco áreas:

1. Tintas Decorativas;

2. Revestimentos Marítimos, de Proteção e para Iates;

3. Revestimentos Automotivos e Aeroespaciais;

4. Revestimentos Industriais;

5. Revestimentos em Pó.

Nosso negócio de revestimentos em pó é líder mundial na fabricação e tecnologia de revestimentos em pó. A Interpon, por exemplo, oferece soluções de revestimento eficazes para uma ampla gama de indústrias e aplicações, incluindo móveis, automotivo, TI, eletrodomésticos, metalurgia arquitetônica e indústria em geral. Os revestimentos em pó funcionais RESICOAT fornecem proteção e resistência química para tubos de aço e ferro fundido, vergalhões, válvulas e conexões, e isolamento elétrico de metais e ligas para isolamento elétrico e componentes eletrônicos. Já a Cromadex é especialista em tintas coloridas, texturizadas e de efeitos especiais, bem como em sistemas de proteção contra corrosão e pinturas especializadas, e fornece produtos para o mercado industrial, em geral, há mais de 30 anos. Com sede em Amsterdã, na Holanda, nosso negócio de Tintas em Pó tem mais de 29 fábricas, em 21 países (no Brasil, está localizada em São Roque/SP), além de escritórios e representantes em mais de 70 países. Temos 26 laboratórios de soluções baseados ao redor do mundo. Temos três centros dedicados de tecnologia para produtos em pó, localizados nos EUA, Ásia e Europa. Nesses centros, trabalhamos especificamente na inovação e desenvolvimento tecnológico de produtos em pó. Nosso alcance global significa que podemos fornecer soluções inovadoras, qualidade de produto consistente e atendimento local eficiente em qualquer lugar do mundo. Nossas Tintas em Pó estão disponíveis em uma ampla variedade de cores, acabamentos e propriedades de desempenho sob medida para as necessidades individuais do cliente. A principal vantagem da tinta em pó, que também pode ser chamada de ecologicamente correta devido à isenção de solventes e emissão de VOC (Componentes Orgânicos Voláteis), é a reciclagem e o reaproveitamento superior a 99% do pó, dependendo do sistema de recuperação, o nosso grande diferencial é que todos os nossos revestimentos em pó não contém metais pesados em suas formulações, isso é um grande diferencial com a marca Interpon e RESICOAT.

Como está o mercado de tintas hoje no Brasil e no mundo? 

O aumento das aplicações em vários setores, incluindo automotivo, industrial e construção, tem aumentado o crescimento do mercado. Espera-se que as vantagens dos revestimentos em pó sobre os sistemas tradicionais de pintura líquida, como espessura de filme controlada e fácil aplicação e principalmente a recuperação no processo de aplicação, sejam os principais fatores que impulsionam o consumo de tais revestimentos. Acreditamos que a alta adoção da tecnologia de tintas em pó no setor Automotivo, devido ao seu excelente desempenho, baixo custo operacional, ampla disponibilidade de cores e propriedades personalizáveis ??(como funções protetivas, isolantes elétricas para as baterias dos os carros elétricos, anticorrosivas e antibacterianas, estimulará o mercado até 2025, conforme previsões de alguns estudos. Entre outros setores, o segmento de Arquitetura o aumento do uso para pintura de perfil de alumínio utilizados para janelas, batentes de portas, fachadas de edifícios, cozinha, banheiro e instalações elétricas também deve apoiar a expansão do mercado. Há uma demanda crescente no segmento de Industria Geral por móveis metálicos com várias tonalidades e acabamentos, o que também deve impulsionar a demanda. Desenvolvimentos contínuos no mercado, incluindo lançamentos de produtos, contratos e acordos, joint ventures e aquisições devem ajudar o mercado crescer. Diversos produtos estão sendo lançados e investimentos estão sendo feitos para aumentar a capacidade de produção de tintas em pó pelos fabricantes para diferentes aplicações. Espera-se que o avanço da tecnologia aumente a penetração de revestimentos em pó em várias indústrias de consumo final.

No sentido da pergunta anterior qual a tendência do mercado brasileiro?

Tintas em pó são utilizadas para proteger e proporcionar um acabamento final à superfície. Por apresentarem facilidade de aplicação, baixo custo e serem livres de solventes, tornaram-se a principal alternativa nas indústrias, como na linha branca de eletrodomésticos. O crescimento e performance do mercado de tinta em pó, portanto, depende fundamentalmente do desempenho da economia e, consequentemente, o consumo.

Acreditamos muito no potencial e crescimento, não só do Brasil como também de toda América Latina, onde temos o prazer de informar que a AkzoNobel finalizou a aquisição do Grupo Orbis, o que fortalecerá a posição estratégica da empresa na América Latina, considerando forte presença região Andina (Colômbia e Equador), América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua e Panamá) e nas Antilhas (Aruba e Curaçao). A transação inclui Pintuco (empresa de Tintas e Revestimentos), Mundial (distribuição), Andercol & Poliquim (resinas, emulsões, adesivos e especialidades químicas). Estamos muito animados com essa transação, pois juntos estamos criando uma empresa líder em tintas e revestimentos na América Latina e um dos principais players em resinas, emulsões, adesivos e especialidades químicos com oportunidades significativas para aumentar ainda mais nossos negócios combinados na região. A aquisição está totalmente alinhada com a estratégia Grow & Deliver da AkzoNobel, de criar posições globais de liderança e impulsionar o crescimento em mercados emergentes, além de proporcionar à empresa acesso a posições geográficas altamente complementares em novos países. Isso também estabelece a empresa como uma das líderes na região Andina e na América Central, onde vários países estão no topo dos rankings de crescimento global para a próxima década.

Qual o grande desafio de se trabalhar nesse segmento?

O sucesso da AkzoNobel depende sua capacidade de inovação e sustentabilidade. Sabemos muito bem que o nosso futuro depende da nossa capacidade de fazer radicalmente mais usando menos.? Temos sempre que buscar mais inovação, menos soluções tradicionais; mais materiais renováveis, menos energia e materiais fósseis; mais foco na cadeia de valor.

E dentro da sua empresa, em especial, qual a grande novidade? Quais foram os principais investimentos recentemente realizados?

Estamos todos cientes da necessidade de fazer melhores escolhas para proteger o planeta, e os revestimentos em pó têm uma clara vantagem quando se trata de sustentabilidade. Eles não contêm compostos orgânicos voláteis (VOCs) e têm uma pequena pegada de CO2. Isso os torna uma opção atrativa para clientes preocupados com a sustentabilidade em seus projetos, como designers, arquitetos e especificadores. Consistência de acabamento, eficiência operacional e preço são as principais preocupações para os fabricantes, mas os revestimentos em pó cumprem os três aspectos. A última geração de nossos produtos de alto desempenho protege projetos arquitetônicos por até 30 anos e vem com as garantias de desempenho e certificações dos setores correspondentes, outra grande novidade é o lançamento Interpon W para revestimento em pó para substratos sensíveis a calor como madeira MDF, e o segmento Automotivo, onde temos uma liderança global oferecendo tecnologias para embelezar com cores e proteção para aplicados em carroçarias, bloco de motores, molas de suspenção, rodas de alumínio e atualmente com os novos carros e motos para mobilidade elétrica, lançamos uma tecnologia fornecendo os mais altos níveis de condutividade térmica, isolamento elétrico e cobertura de borda para as baterias dos veículos e motos elétricas. 

Destaco alguns produtos no segmento de tintas em pó:

• Interpon W – (Powder on wood, without limits) Tinta em Pó sobre madeira e sem limites, há mais de 15 anos, imaginávamos como poderíamos pintar substratos sensíveis ao calor como madeira e plásticos, sem o uso de compostos orgânicos voláteis, VOCs. Começamos a experimentar revestimentos em pó para desenvolver uma alternativa sustentável. Quer se trate de resistência a riscos para móveis domésticos e de escritório; resistência à água, umidade e calor para banheiros e cozinhas; durabilidade para construção interna e móveis de madeira, e mesmo as formas mais desafiadoras, desde as côncavas e convexas até as curvas e complexas, ganham acabamento perfeito e proteção contra produtos químicos e arranhões. E com uma gama abrangente de cores.

• Interpon Auto e RESICOAT – À medida que a demanda global por veículos elétricos – e mobilidade elétrica em geral – continua a acelerar, o negócio de Powder Coatings da AkzoNobel mudou, desenvolvendo tecnologias avançadas para ajudar a impulsionar a indústria no futuro. Respaldada por meio século de inovação, a linha Resicoat EL está abrindo um novo mundo de possibilidades quando se trata de mobilidade elétrica. Seja suportando o desempenho ou fornecendo os mais altos níveis de condutividade térmica, isolamento elétrico e cobertura de borda.

• Interpon D – A AkzoNobel foi a primeira empresa fabricante de tintas em pó em todo o mundo que tem a qualidade de seus produtos verificados por um EPD (Declaração Ambiental do Produto). EPD é uma declaração independente que fornece informações transparentes e comparáveis ??sobre o desempenho ambiental de um produto ao longo de seu ciclo de vida. O programa internacional EPD também declara a pegada de carbono de cada produto. EPD pode contribuir para pontos LEED. Destaco os seguintes revestimentos em pó Interpon que cumprem o Sistema EPD® Internacional: Interpon D1000, Interpon D2000 e Interpon D3000. São soluções de construção sustentáveis, com ampla paleta de cores com texturas e efeitos especiais, disponíveis em uma variedade de acabamentos duráveis ??padrão a hiperduráveis. São usados nos seguintes componentes de construção: janelas e fachadas de alumínio, cercas, telhas, etc.

Qual o grande diferencial da sua companhia?

A AkzoNobel tem uma longa história. Estamos sempre evoluindo, abraçando novas ideias. No entanto, algumas coisas nunca mudam. Como ser um empregador de escolha. Um cidadão global responsável. Um pioneiro. Eles são os alicerces do que defendemos com o nosso lema: ‘People. Planet. Paint.’. É também o nosso compromisso com as gerações futuras. Uma promessa de que continuaremos inovando para abordar os principais problemas globais. Se pudermos, encontraremos um caminho. É por isso que estabelecemos metas de sustentabilidade baseadas na ciência. Trata-se de fazer uma diferença genuína e duradoura e permanecer na vanguarda do nosso setor. 

People - Pessoas: Nós nos preocupamos com pessoas e comunidades, uma paixão que se reflete em nosso compromisso com a segurança, integridade e sustentabilidade.

Planet - Planeta: Desafiamos a nós mesmos e aos nossos parceiros, todos os dias, a sermos melhores cidadãos globais e proteger o futuro do nosso planeta.

Paint - Pintura: Continuamos a ultrapassar os limites para desenvolver soluções de pintura pioneiras que fazem toda a diferença. 

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