icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

O tratamento de água do Grupo Sabará

Empresa apresenta a tecnologia e processos de sua unidade BioE

SustentabilidadeMercado 26 de janeiro de 2021 | Por: Portal TS

 clorito-de-so?dio-portal-ts

 

Os consumidores atuais se preocupam com o meio ambiente e procuram por mercadorias e empresas que contribuam para um mundo melhor, com ações como a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e de carbono, a ausência de testes ou maltrato aos animais, o uso de práticas de reciclagens, além de um trabalho direto com pequenas comunidades rurais ou em locais remotos da biodiversidade brasileira

No que diz respeito ao aspecto sustentável, é aí que entra outro fator de suma importância para o segmento: a água, que hoje é finalmente reconhecida como um recurso limitado e que corre o sério risco de escassez, caso pessoas e empresas não tomem medidas urgentes.

Para elucidar, vamos utilizar o setor de alimentos e bebidas. Você sabia que ele é o maior mercado industrial do mundo? Em território brasileiro, de acordo com a Agência Brasil, o setor registrou crescimento de 0,8% em faturamento e de 2,7% em produção física no primeiro semestre de 2020 na comparação em relação ao mesmo período do ano passado.

Não há dúvida de que a água é a principal matéria-prima da indústria de bebidas, sendo utilizada em vários processos e também incorporada diretamente ao produto. Portanto, embora o público final muitas vezes não se dê conta, é o tratamento eficiente da água, feitos de acordo com todas as rígidas exigências de segurança, que garantirão a qualidade do produto final.

 

Novas tecnologias

Exatamente por isso, as empresas que querem se manter no mercado e visam crescimento e uma relação de confiança com o seu consumidor final, precisam buscar por parceiros e fornecedores que atuem em conformidade as boas práticas exigidas.

E é exatamente isso que motiva a BioE, unidade do Grupo Sabará, e que atua na criação de soluções para aumentar a eficiência desse setor, a oferecer soluções de alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, para o tratamento da água de seus clientes.

“O processo de tratamento de água se dá de acordo com as características do manancial onde ela é coletada. Em geral, seu tratamento passa pelas etapas de pré-oxidação, floculação, coagulação, sedimentação e filtração. Após essas etapas, recebe um polimento final, que é definido pelo tipo de produto que será fabricado, ou seja, o tratamento feito para cervejas, por exemplo, difere do que é feito para refrigerantes e sucos”, afirma José Eduardo Donato - Diretor Comercial da BioE, unidade de negócio do Grupo Sabará.

A BioE, outra unidade de negócio da holding, oferece ao mercado o Clorito de Sódio, um produto especialmente desenvolvido para aplicações como precursor do Dióxido de Cloro, produto usado como biocida oxidante no processo de desinfecção primária d´água. O Dióxido de Cloro (Diox®) é uma das barreiras químicas mais eficazes contra protozoários como a Giárdia e o Cryptosporidium, microorganismos responsáveis por surtos de doenças diarreicas, que matam milhares de pessoas todos os anos, e além disso não gera subprodutos, tais como os temidos THMs (Trialometanos) potencialmente cancerígenos relatados em centenas de estudos de caso.

 *anuncioblack

Matéria-prima nacional

O uso dessa matéria-prima, cuja obtenção no Brasil só era possível por meio de importação, hoje é viável devido à planta de Clorito de Sódio, em Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora que transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina. Isso significa que a empresa entrega ao produtor, não só soluções completas, com o selo de garantia de uma empresa genuinamente brasileira, estabelecida há mais de 60 anos no mercado.

Indo de encontro com a exigência dos consumidores, a empresa é totalmente alinhada com práticas sustentáveis visando minimizar sua pegada de carbono. Trabalha ativamente com práticas como economia circular, reuso de água e logística reversa, além de ter sido a primeira indústria do setor químico da América Latina a emitir títulos verdes. Sua planta de Clorito de Sódio, em Santa Bárbara d’Oeste/SP evitou a emissão de 1.292,75 ton. de CO2.

“As indústrias que não estiverem atentas aos movimentos de sustentabilidade e ética com toda certeza sofrerão com a falta de atualização. Por isso, não pensar apenas na entrega do produto final, mas preocupar-se com o fornecedor de insumos e matérias-primas é de extrema importância para se manter num mercado competitivo, que cresce a cada dia e que recebe cada vez mais exigências”, conclui Donato. 

 

Conheça a BioE

A BioE é a unidade de negócio do Grupo Sabará que atua em segmentos industriais tais como sucroalcooleiro, nas indústrias de bebidas, mercado de energia, couro, têxtil, papel e celulose, entre outros. Seus negócios estão direcionados à criação de soluções que aumentem a eficiência de seus clientes de forma global. Para isso, conta com sistemas altamente seguros e técnicos capacitados para realizar a instalação, manutenção e auxiliar na aplicação dos produtos. Em seu portfólio, estão soluções que auxiliam em todas as etapas do processo produtivo, como a adequação da água utilizada em bebidas, fator considerado determinante para garantir a qualidade do produto final.

 

logo-bioE 

 

Para saber mais: https://bioesolutions.com/

 

Autor: Da Redação 

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.