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Por que 45% dos anunciantes e agências pretendem aumentar o investimento de publicidade no ambiente digital


MarketingTS 223 10 de março de 2021 | Por: Redação TS

Pesquisa do IAB Brasil, em parceria com a Nielsen, mostra maior interesse do setor publicitários no mercado digital, revelando que 45% dos anunciantes e agências pretendem aumentar seus aportes neste tipo de mídia. Construção de marca, geração de conversas e uma conexão mais profunda com o consumidor são alguns dos motivos para a estratégia

O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), associação que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no Brasil, e a Nielsen, empresa global de mensuração e análise de dados, realizaram a segunda edição da pesquisa sobre o impacto da Covid-19 no mercado publicitário brasileiro. O objetivo foi traçar um retrato do cenário atual de investimentos em mídia em meio à pandemia e das perspectivas para o futuro.

Para o levantamento, foram entrevistados, nos meses de novembro e dezembro de 2020, cerca de 167 profissionais entre anunciantes, agências, Ad Techs, veículos e outros, sendo que 52% destes em cargos de gestão, de gerentes à C-level.

A visão de agências e anunciantes (buy side)

63% dos respondentes de buy side declararam investir mais da metade de suas verbas totais de mídia em meios digitais. Destes, 20% declararam direcionar até 80% de seus investimentos para o digital.

Quando questionados sobre as expectativas de investimento para 2021, 45% aumentarão a verba gasta com anúncios digitais, e 14% em estratégias com influenciadores, motivados pela busca por performance, ROI, posicionamento de marca e alcance de novas audiências.

Quanto aos formatos, 27% dos entrevistados esperam aumentar este ano os investimentos destinados para search, 23% para áudio digital e podcasts e 18% para Native Advertising.

"A atenção à performance e busca por ROI reportada pelos respondentes de buy side, somada à expectativa de crescimento em anúncios digitais e em formatos como search, reforçam a importância do meio para impulsionar os negócios frente às restrições por conta da pandemia. Ao mesmo tempo, além da preocupação com a conversão, a expectativa de aumento em estratégias com influenciadores, e formatos como áudio e podcasts, mostram que os anunciantes vêm a importância do digital para a construção de marca, geração de conversas e uma conexão mais profunda com seu consumidor", avalia Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

"Os objetivos de brand equity e performance foram os que mais receberam atenção ao longo do ano de 2020 no mercado de publicidade, se analisadas as respostas da primeira e segunda onda da pesquisa. Houve aumento nos esforços de início, e uma intenção em manter estes esforços para o ciclo seguinte”, pontuou a líder de Media Measurement da Nielsen Media no Brasil, Sabrina Balhes. “Além do aumento de investimentos, espera-se também um maior acompanhamento dos resultados desses esforços no sentido de verificar se as campanhas estão atingindo os objetivos propostos”, complementa Balhes.

O estudo na íntegra pode ser conferido aqui (ou clique na imagem)

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2020, com 167 respondentes, sendo anunciantes, agências, veículos e empresas de tecnologia aplicadas à publicidade.

*A Nielsen Holdings é uma empresa global de medição e análise de dados que disponibiliza a mais completa e confiável visão sobre consumidores e mercados em todo o mundo. Está dividida em duas unidades de negócios: a Nielsen Global Media fornece métricas às indústrias de mídia e publicidade. Já A NielsenIQ (antes conhecida como Global Connect) fornece aos fabricantes e varejistas do setor de bens de consumo informações e insights, além de uma visão de mercado, sua complexidade e mudanças. A empresa tem operações em quase 100 países, cobrindo mais de 90% da população mundial. Para mais informações, visite https://www.nielsen.com/br/pt/.

 

 

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