A PPG acaba de anunciar que as vendas líquidas do 4º trimestre de 2020 na ordem de aproximadamente US $ 3,8 bilhões, 2% maior em relação ao ano anterior. Os preços de venda aumentaram cerca de 1,5%. Os volumes de vendas diminuíram aproximadamente 1,5% em relação ao ano anterior, o que reflete os impactos econômicos negativos contínuos da pandemia de Covid-19 em certos mercados de consumo final. A conversão favorável de moeda estrangeira impactou as vendas líquidas em cerca de 1,5%, ou cerca de US$ 60 milhões, e as vendas relacionadas a aquisições adicionaram menos de 1% ao crescimento das vendas.
O lucro líquido anunciado do 4º trimestre de 2020 foi de US$ 272 milhões, ou US$ 1,14 por ação diluída, e o lucro líquido ajustado foi de US$ 378 milhões, ou US$ 1,59 por ação diluída. Os valores ajustados excluem itens após os impostos, totalizando US$ 106 milhões relacionados principalmente a encargos de depreciação de ativos, incluindo baixas de ativos não monetários devido à venda planejada de certas entidades menores em países em desenvolvimento não estratégicos, custos relacionados à reestruturação e despesas relacionadas a furacões. No 4º trimestre de 2019 o lucro líquido anunciado das operações contínuas foi de US$ 295 milhões, ou US$ 1,23 por ação diluída, e o lucro líquido ajustado de operações contínuas foi de US$ 313 milhões, ou US$ 1,31 por ação diluída. No 4º trimestre de 2020 as alíquotas fiscais efetivas anunciadas e ajustadas foram de aproximadamente 19% e 21%, respectivamente, em comparação com as alíquotas fiscais efetivas anunciadas e ajustadas de cerca de 24% do 4º trimestre de 2019. As conciliações dos valores reportados para os números ajustados estão incluídas abaixo.
Revestimentos industriais alavancaram os números
“Nosso forte momentum de lucros continuou no 4º trimestre, pois obtivemos um 2º trimestre consecutivo de margens operacionais recorde”, diz Michael McGarry, CEO da PPG. “O aumento de mais de 20% em nosso EPS ajustado foi o resultado do maior crescimento das vendas ano a ano em nosso segmento de Revestimentos Industriais, liderado pelo segmento de revestimentos para equipamentos automotivos originais (OEM), negócios em geral de revestimentos industriais e de embalagens. Além disso, o negócio global de revestimentos arquitetônicos continuou sua excelente execução à medida que transformamos o aumento de vendas ano a ano em forte crescimento dos ganhos. De forma consistente com o terceiro trimestre, nós conquistamos melhores resultados de operação apesar dos obstáculos em diversos mercados de consume final, incluindo o de revestimentos aeroespaciais e de repintura automotiva, que ainda estão sendo bastante impactados pela pandemia”, completa o executivo.
“Além de melhorar o desempenho de vendas, entregamos quase US$40 milhões em economias de custos estruturais incrementais de programas de reestruturação de negócios, trazendo economia anual de cerca de US$115 milhões. Essas reduções de custos permanentes permitirão uma maior alavancagem dos lucros operacionais nos próximos trimestres, à medida que experimentamos uma maior recuperação do volume. Também encerramos o ano gerando fluxo de caixa operacional recorde no quarto trimestre, elevando nosso total anual para US$2,1 bilhões, impulsionado por uma redução de 180 pontos-base no capital de giro operacional como percentual das vendas. Finalmente, nos últimos meses, anunciamos várias aquisições de criação de valor, cada uma trazendo valores estratégicos diferentes para o nosso portfólio.
“Continuamos priorizando a saúde e a segurança de nossos funcionários, ao mesmo tempo em que oferecemos um excelente suporte aos nossos clientes. Estou orgulhoso de nossa equipe global da PPG e gostaria de agradecer aos nossos colaboradores por manterem o foco durante esses tempos desafiadores. Em reconhecimento aos esforços do time que está na linha de frente e em campo por seu excelente compromisso ao longo do ano, acumulamos nossos lucros no 4º trimestre e estamos distribuindo cerca de US$ 6 milhões. Além disso, durante o trimestre, a Fundação PPG continuou a fornecer ajuda humanitária doando cerca de US$ 2 milhões às comunidades onde operamos”, acrescenta McGarry.
Tendências
“Olhando para o futuro, a demanda global por revestimentos continua a melhorar em muitos dos mercados de consumo final que atendemos e em todas as nossas principais regiões, e esperamos que a atividade econômica global se fortaleça no 1º semestre de 2021. No entanto, devido ao aumento das restrições relacionadas à pandemia e certas interrupções na cadeia de fornecimento, há incerteza quanto ao momento em que o crescimento da demanda por revestimentos se materializará totalmente. Independentemente disso, a PPG está bem posicionada para se beneficiar de uma série de aspectos positivos que devem ocorrer nos próximos trimestres. Eles incluem a recuperação do volume de vendas em nossos negócios de repintura automotiva e revestimentos aeroespaciais que se beneficiam de novas tecnologias, um eventual reabastecimento do estoque em certos mercados de uso final industriais e a obtenção de sinergias e aumento dos lucros à medida que integramos as aquisições anunciadas recentemente”, segundo o executivo.
“O desempenho que alcançamos em 2020 é uma prova da capacidade de nossa empresa além de ser realmente o resultado da força da equipe global da PPG enquanto trabalhamos juntos para tornar isso realidade. Estou ansioso para dar as boas-vindas aos colaboradores de nossas novas aquisições e, juntos, não tenho dúvidas de que começaremos o ano de 2021 como uma empresa mais forte”, conclui McGarry.
Para saber mais
Clique no link a seguir para acessar o balanço de resultados completo da empresa: https://investor.ppg.com/news/news-details/2021/PPG-Reports-Fourth-Quarter-and-Full-Year-2020-Financial-Results/default.aspx.