icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Quando UM é MAIS que DOIS  


Orientações TécnicasPintura 15 de outubro de 2021 | Por: Nilo Martire Neto
Quando UM é MAIS que DOIS  
 
Consultor, Eritram Coatings

 

O presente artigo é uma republicação da Orientação Técnica, o original foi publicado na Edição 101 da Revista Tratamento de Superfície - Maio / Junho 2000 - Página 7

 

Temos todos observado nestes últimos tempos, a queda de paradigmas principalmente no segmento da ciência e tecnologia. Muitos dos atuais produtos manufaturados e seus processos produtivos que hoje estamos acostumados a utilizar, sofrerão profundas modificações a nível de uso, forma, performance e aceitação.

 

No segmento de pintura industrial e mais especificamente nos artigos eletrodomésticos e de móveis de aço que cito um recente "case" que vale a pena conhecermos melhor.

Desde há muito tempo, estes produtos têm sido pintados com tinta a pó, ou com um primer eletroforético seguido de acabamento em tinta líquida. Existem também casos de sucesso onde são utilizadas chapas pré pintadas com resultados bastante satisfatórios. A cor geralmente branca e brilhante exibe ótima retenção de cor, boa resistência química e anticorrosiva sobre aço carbono fosfatado.

No entanto tem sido observado muito recentemente, opções por um novo tipo de tinta de única demão aplicado por processo eletroforético catódico. Este novo desenvolvimento se apresenta melhor aos demais, por aumentar a proteção nas arestas das peças e manter grande uniformidade nos cantos e dobras. 

Como se sabe qualquer que seja o tipo de revestimento acima citado os cantos e dobras concentram menor quantidade de tinta que nas áreas planas. Já no caso deste novo tipo de eletroforese de única demão, o mesmo retém mais tinta nestas áreas que os demais sistemas de pintura. Realmente este é um caso que um é mais que dois!!!  Se não vejamos:

Dados práticos mostraram que em áreas planas, um primer cataforético apresentando 14 micra seguido de um acabamento de 25 micra, tem nos cantos os mesmos 14 micra de primer e 21 micra de acabamento. Já a cataforese acabamento apresenta 25 micra tanto nas áreas planas como em cantos, arestas e dobras, com ótima opacidade, brilho e alastramento.

Desta forma a qualidade do revestimento é muito melhor e a vida média do objeto ainda mais prolongada. Soma-se a isto algumas outras vantagens que são os ganhos de produtividade e de tempo de processo; redução das emissões que podem chegar a 40%; livre de metais pesados; baixo teor de solventes; pouco resíduo e de fácil tratamento; maior resistência mecânica do filme curado e a mais importante de todas elas que é o  menor custo por área pintada.

Os efeitos negativos observados anteriormente, quanto ao baixo brilho, amarelamento, resistência a raios UV muito característicos nas formulações de eletroforese catódica de base epoxídica, foram contornados com o desenvolvimento de um tipo muito especial de cataforese acrílica ou hibridas de ótima resistência a corrosão, a detergentes e também a riscos.

Quanto ao processo de pintura este novo desenvolvimento pouco de diferencia do convencional eletroforético, porém a nível de equipamento requererá algumas melhorias nos sistemas de enxágüe e tipo de forno de cura.

A eficiência medida em Coulombs/grama é maior quando comparada aos outros tipos de cataforese, possibilitando uma deposição de filme com tempo de processo abaixo dos 150 segundos e grande velocidade de transportador. 

Outros mercados potenciais para este novo tipo de desenvolvimento são os de implementos agrícolas; de jardinagem; ar condicionado; refrigeração; transformadores; auto partes, inclusive rodas, limpadores de para brisas, etc.

 

Abaixo enumeramos algumas das propriedades do filme observadas:

Mesmo tendo a certeza de que com todas as vantagens acima percebidas por nós, esta nova tinta será a opção para muitos casos, vale a pena lembrar aos atuais usuários de E-Coat que esta nova tecnologia não requer adições constantes de solventes e aditivos, simplificando a operação e reduzindo custos. Devido a um delineamento químico simples e eficiente, operadores também não terão que se preocupar com perda de propriedades do banho ou defeitos no filme aplicado.  

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.