icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Raul Fraga Moreira, referência em cromagem


Entrevistas 12 de maio de 2018 | Por: Portal TS

Uma trajetória de sucesso na área de cromagem e pioneirismo em diversos processos e serviços

Ele tem 86 anos, muitos deles dedicados ao trabalho. Raul Fraga Moreira é pura experiência, paixão e talento. Sua relação com as superfícies de metal começou cedo, quando tinha 20 anos. Nessa época, atuou como vendedor da Cromação Capone, uma icônica loja de São Paulo. Foi então que conheceu – e se encantou – pelo ramo. Logo decidiu comprar parte da linha de produção da empresa e viu que precisava entender mais sobre o assunto para seguir em frente com a qualidade que buscava. A solução era estudar. Seu Raul encontrou muitas respostas nos livros do curso técnico de Química, onde se matriculou e ficou por três anos. Acumulou conhecimento e achou que estava pronto para dar outro passo importante: comprar a Cromação Gomes, outra companhia especializada no assunto. “Uni as duas e abri a Metalização Industrial Brasileira, a Metinbra, firma que toquei durante 50 anos”, conta.

Na nova empreitada, ele fazia aditivos e diferentes equipamentos, como quadros, regularizadores, bombas e filtros, entre outros. Foi aí que começou a fazer a diferença – e a dominar o mercado. A fama era boa: a melhor cromação do Brasil, com a vantagem de oferecer dez anos de garantia. Foi ela quem o aproximou de Francisco Barone Neto, gerente de compras da Ford. O executivo estava em busca de um fornecedor para resolver um problema importante: fabricar os para-choques do novo modelo Ford Galaxie 500, uma vez que a companhia exigia a realização do processo bi-níquel (e não havia esse tipo de trabalho no Brasil). Mas Seu Raul se propôs a fazer. E o fez repetidamente, com maestria, por 15 anos. Foram mais de um milhão de peças no total.

Tal episódio rendeu outros serviços semelhantes, como uma cromação que fez para a Belflex, responsável por componentes de veículos como o Fusca. A empresa contratou a Metinbra para fazer cem jogos de para-choques que deveriam ser exportados para a Inglaterra. Quando chegaram na Terra da Rainha, Seu Raul recebeu um fax. “Embrulhar em papel jornal de São Paulo, aqui ninguém acredita que essa cromação é brasileira, dizia a mensagem quando mandei os primeiros 50 jogos”, relembra com orgulho.

E olha que as conquistas não pararam por aí. Pelo contrário. Anos e anos de trabalho renderam a ele muitos elogios como esse e, claro, uma extensa lista de amigos. “Carlo Berti, da Tecnovolt; Roger, Afonso, Toninho e Pepe; Manfredo, da Orwec, Spear da antiga Republic e Hélio e Alexandre, da Elmactron. Há muitos outros que me faltam à memória, mas que foram e são fundamentais. Hoje, aos 86 anos, olho para a vida que passou e vejo como valeu a pena essa luta maravilhosa”, comenta.

A proximidade do cliente sempre foi um diferencial. Seu Raul não acumula apenas novos negócios, mas sim amigos a cada trabalho. E essa relação mais estreita faz a diferença nos serviços entregues. Explicamos o motivo: ele confessa que é movido pela vontade de superar todas as expectativas do cliente. “É muito gratificante quando alguém diz aquela frase: ficou maravilhoso. Esse é o meu lema, o meu objetivo de vida”, ressalta.

Casado há 61 anos, Seu Raul tem quatro filhos, dez netos e três bisnetos. Para ele, o apoio da família sempre foi fundamental em todas as etapas. Isso porque, na opinião do empreendedor, a união é um ingrediente fundamental para o sucesso. “O segredo está na capacidade de união, no espírito de justiça nos relacionamentos e na busca pela perfeição. Hoje tenho uma parceria com a Niquelbrás em Salto (SP) e procuro dar tudo de mim em benefício de todos”, diz.

Figura fundamental para a evolução do setor, Raul Fraga Moreira é pioneiro no desenvolvimento de técnicas e produtos para importantes empresas do ramo. Sua trajetória é de muito crescimento, talento e inovação.

 

Mais notícias

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.