icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Realen - A Força de dois Jovens Empreendedores


TS 248MercadoAplicadores23 de outubro de 2025 | Por: Portal TS
Realen - A Força de dois Jovens Empreendedores

Equipe Realen Folheados

Entrevista, Redação. Colaborou Waleska Dantas.

Inspirados pelas joias e sua conexão com a realeza – que dá origem ao seu nome –, a Realen Folheados começa sua história em 15 de dezembro de 1992, quando dois jovens agarraram a oportunidade de empreender no ramo de semijoias através da galvanoplastia. Um deles, José Araújo de Oliveira, já acumulava em sua trajetória profissional experiências em diversas empresas do ramo joalheiro, atuando, inclusive, como encarregado do setor de galvanoplastia, com conhecimento técnico e prático. O outro, Wilson Antiqueira Dantas, fez das oportunidades de sua vida uma escola para o crescimento profissional, unindo suas experiências a um talento nato para os negócios; quando, naturalmente, o espírito empreendedor começou a despertar o desejo de ter a própria empresa.

Cada qual com suas experiências, mas acima de tudo com muita força de vontade, os sócios Wilson Antiqueira Dantas e José Araújo de Oliveira dão início à sua sociedade e se colocam na linha de frente da empresa onde, até hoje, permanecem e a administram.

Foto do início da construção da Realen. Da esq. para dir.: José Araújo de Oliveira e Wilson Antiqueira Dantas, fundadores

A Realen Folheados nasceu com o ESG em seu DNA, tendo a inovação como motor de crescimento e o compromisso comunitário como marca, consolidando‑se como referência no setor de joias folheadas.

Atualmente, a Realen oferece os serviços de galvanoplastia para semijoias em três metais nobres e preciosos: ouro (em diversas tonalidades); prata; e ródio (nas versões ródio branco e ródio negro). Porém, mais do que oferecer os serviços de galvanoplastia, a empresa acredita que é uma parceira de negócios para os seus clientes, o que guia as suas ações e iniciativas e marca os seus diferenciais. “Cuidamos dos negócios de nossos clientes como se fossem a nossa própria empresa, difundimos a cultura do ‘olhar de dono’ entre os nossos colaboradores e aplicamos isso na prática com o Wilson e o Araújo diariamente na linha de produção, sendo pessoalmente responsáveis pela cor final e folheação, respectivamente”, conta Waleska Dantas, filha do sócio Wilson A. Dantas, que se prepara para a sucessão da empresa.

O INÍCIO DIFÍCIL E A INOVAÇÃO COMO MOTOR

Os primeiros anos da Realen Folheados foram marcados pelo aprendizado, busca pelo crescimento e construção de sua marca e reputação perante o mercado. Os empresários relembram o início difícil: “Íamos de porta em porta visitar os clientes em potencial para oferecer os nossos serviços, inclusive batíamos na porta de outros banhos para nos colocarmos à disposição na prestação de serviços. Não tínhamos vergonha de pedir aos concorrentes que nos repassassem o excesso”, comenta José Araújo. “A Realen nasceu para ser uma empresa jovem e dinâmica, que busca no presente um futuro com responsabilidade. Acredito já termos nascido com esse olhar para o amanhã, buscando a melhoria e a evolução constante”, são palavras de Wilson, que reforça o dinamismo de uma empresa em constante atualização – não apenas em tecnologia aplicada aos processos, mas também em seus diferenciais para atender às demandas dos clientes.


Realen Folheados no início das operações

Realen Folheados, operação atualmente

PIONEIRISMO E SUSTENTABILIDADE

O pioneirismo marca a história da Realen em diversos momentos, traduzindo sua missão e valores em ações. A empresa tornou‑se um case de sucesso junto à CETESB com o Projeto P+L (Produção mais Limpa) e apresentou suas iniciativas na sede da FIESP em São Paulo. Com um tratamento de efluentes completo, a empresa foi uma das primeiras a investir no sistema com torres de troca iônica – o que possibilitou uma economia representativa no consumo de água –, além disso, implementou o uso de esguicho com trava de controle para lavagem das peças, que traz não somente economia como também um melhor resultado no processo. A empresa acumulou diversos certificados e reconhecimentos ao longo dos anos, como o Certificado ISO 9001 e a premiação pelo Dia da Empresa Limeirense.

Linha completa de eletrodeposição de metais preciosos da Realen Folheados

Processo de eletrodeposição de metais preciosos

A inovação e a tecnologia não ficam só no passado da empresa. “Estamos no dia a dia da empresa, escutamos os nossos clientes, suas demandas e observamos o mercado, tudo isso para estar sempre conectados às novas tecnologias, soluções e melhorias que possamos implementar, tanto em nosso processo industrial, como na prestação de nossos serviços. Vivenciar a realidade é o que nos move em busca do novo”, pontua Virgyniah Colombo, filha do sócio José Araújo – que também se prepara para a sucessão –, a respeito da pesquisa e desenvolvimento da empresa.

Sistema de tratamento de efluentes da Realen

O ESG ESTÁ NO DNA

Investimentos em tecnologia, para garantir a sustentabilidade e minimizar os impactos do processo produtivo, começaram na Realen há mais de 25 anos, quando a empresa implementou o tratamento de efluentes com as torres de troca iônica. De soluções práticas no dia a dia até implementações de novos sistemas, tudo é constantemente avaliado e pensado para garantir a eficiência e sustentabilidade. A empresa também investiu em um sistema de lavagem de gases e uma linha de produção que otimiza o tempo e qualidade da rotina do operador. Seu aporte mais recente foi a instalação de painéis solares para geração de energia fotovoltaica, que hoje alimenta a sua linha de produção.

Além disso, a Realen acredita que ser sustentável é estar conectada ao meio e à comunidade na qual se está inserida e, nesse quesito, a empresa é também um case de sucesso. Apoio às instituições limeirenses, patrocínio aos atletas e talentos da cidade e iniciativas sociais constroem um relacionamento saudável com a sociedade de Limeira. Uma de suas principais iniciativas foi adotar a Praça Sisinio Costa Dantas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Limeira. Localizada próximo à sede da empresa, no bairro Parque das Nações, a praça ficou carinhosamente conhecida como Pracinha do Hulk, por conta de uma escultura do personagem produzida pelo artista plástico Fernando Noronha de Piracicaba, doada pela empresa. Nesse mesmo espaço, em dezembro de 2021, quando todos começavam a se recuperar na pós‑pandemia, a Realen lançou o projeto Encantamentos de Natal, que resgatou o espírito natalino e a tradição de enfeitar a praça da cidade com luzes de Natal. O evento, que já soma quatro edições, conquistou o coração dos limeirenses e já é data obrigatória no calendário natalino. “Resgatar a magia e proporcionar momentos de alegria para toda população foi a maneira que encontramos de retribuir a cidade que nos acolheu e possibilitou tantas conquistas”, relata Waleska Dantas, uma das criadoras do projeto.

Foto aérea da Realen Folheados

PARCERIAS SÃO O COMBUSTÍVEL PARA O SUCESSO

Situados na cidade de Limeira (SP), que é reconhecida como a “Capital Nacional da Joia Folheada”, a empresa sempre buscou fomentar a indústria local por meio de parcerias com os mais diversos players do segmento. Desde os seus fornecedores até os seus clientes, a empresa busca construir relações duradouras, que entreguem valor para todos os envolvidos. Prezando sempre pela excelência em sua atuação, a empresa se mantém muito próxima de seus fornecedores. Prioriza a qualidade dos insumos, a parceria e a troca com cada um deles, o que consequentemente possibilitou a troca de conhecimento e crescimento ao longo dos anos. “O nosso trabalho só existe em cadeia; para banhar precisamos da peça, por isso estreitamos cada vez mais as nossas parcerias com os fornecedores de bruto”, explicam os sócios. Prova disso é o showroom em sua sede, dedicado a divulgar essas empresas e a levar os produtos delas aos clientes, mais uma das muitas facilidades oferecidas pela Realen para facilitar a jornada do empreendedor. Esse canal é uma via de mão dupla, onde a empresa indica os fabricantes e os fabricantes indicam o banho.

A NOVA GERAÇÃO E O FUTURO

A nova geração dá continuidade ao legado da empresa. Waleska, filha de Wilson, lidera o Marketing e Novos Negócios, enquanto Virgyniah, filha de José de Araújo, assume a frente Comercial e de Novos Negócios, unindo inovação e tradição para o futuro da marca.

Sócios da Realen Folheados, da esq. para dir.: Wilson Antiqueira Dantas e José Araújo de Oliveira

A nova geração dá continuidade ao legado da empresa. Waleska, filha de Wilson, lidera o Marketing e Novos Negócios, enquanto Virgyniah, filha de José de Araújo, assume a frente Comercial e de Novos Negócios, unindo inovação e tradição para o futuro da marca

‘Encantamentos de Natal’, que resgatou o espírito natalino e a tradição de enfeitar a praça da cidade com luzes de Natal. O evento, que já soma quatro edições, conquistou o coração dos limeirenses e já é data obrigatória no calendário natalino.

UM OLHAR PARA O FUTURO

O mercado está cada vez mais conectado e a velocidade da informação é um dos principais desafios para qualquer empresa, mas a Realen garante que faz todos os esforços para acompanhar essas novidades. “Nossa cultura foi construída com base na inovação e no pioneirismo, portanto, essa busca é algo natural para nós enquanto empresa”, afirmam os sócios e suas sucessoras. Marcar presença em eventos da indústria e do mercado, criar conexões com pessoas que inspiram o empreendedorismo, e ser parte ativa de instituições que trabalham em prol do segmento foram algumas das maneiras que Realen encontrou de estar sempre conectada ao futuro. Seus sócios e sucessoras também revelam o perfil curioso e inquieto que é essencial para um bom empreendedor: “É preciso ser um ser humano que se incomoda com o status quo. Ser uma pessoa curiosa e interessada é o que te diferencia dos demais”, encerra Wilson A. Dantas.

Realen Folheados
Rua Vital Brasil R Aguiar, 644 - Parque das Nações, Limeira - SP
(19) 3441‑4060
realen@realen.com.br

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.