icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

2025 e 2026: o que vivemos e o que esperamos no setor de tintas

Entenda por que, mesmo diante dos desafios da realidade local e global, a indústria de tintas projeta crescimento sustentável no Brasil.

TS 249Opinião ExecutivaABRAFATI10 de dezembro de 2025 | Por: Portal TS
2025 e 2026: o que vivemos e o que esperamos no setor de tintas

Luiz Cornacchioni, presidente‑executivo da ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas

Depois de um 2024 excepcional, quando as vendas da indústria de tintas cresceram 6 % em termos de volume, este ano vem experimentando um crescimento em ritmo mais moderado, o que nos leva à expectativa de fechar com um número entre 2,0 % e 2,5 % – esse percentual ficará próximo ao do crescimento do PIB, como é comum acontecer no nosso setor, em âmbito global. A se confirmar esse resultado, ele pode ser comemorado como positivo diante da instabilidade e das incertezas que vivenciamos local e globalmente, assim como de problemas – como a altíssima taxa de juros vigente hoje no Brasil. Sabemos que existe espaço para vender mais, mas mantemos, para este ano e o próximo, a postura de otimismo cauteloso, com a expectativa de um crescimento moderado, próximo ao do PIB. Assim, para 2026, nossa estimativa, neste momento, é de aumento de cerca de 2 % do volume vendido na comparação com 2025. Há uma série de desafios no horizonte em um mundo em constante transformação como o nosso, em que a única certeza é a da mudança. Mas também terão inúmeras oportunidades, que comentarei na sequência; antes disso, desejo destacar que, independentemente dos desafios – que sempre existiram e continuarão a existir –, as vendas de tintas no Brasil cresceram 16 % em volume entre 2019 e 2024, fazendo com que o país ficasse muito próximo da marca de 2 bilhões de litros anuais e alcançasse a posição de quarto maior produtor global – atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia. Se mantivermos esse passo, crescendo mais 16 % entre 2025 e 2030 (o que é factível, pois significa 2,5 % ao ano), chegaremos a 2,3 bilhões de litros – um volume considerável! – e, em 2034, alcançaremos 2,5 bilhões de litros.

Oportunidades

Não temos dúvidas em relação ao potencial de crescimento das vendas. O Brasil ainda tem um consumo per capita relativamente baixo, de 9 litros/pessoa/ano, considerando todas as tintas, enquanto que, em mercados mais maduros, esse número supera os 15 litros. Para visualizar esse potencial, basta lembrar dos milhões de imóveis sem pintura ou com necessidade de repintar, aos quais se soma uma frota de veículos ampla (algo como 50 milhões) e com média de idade elevada. Esses são apenas dois exemplos de como há espaço para o crescimento das vendas, mas há muito mais oportunidades, a começar pela tendência de cuidar da casa, que vai se manter, elevando a um novo patamar as vendas de tintas imobiliárias e beneficiando também alguns segmentos de tintas para a indústria (como as tintas para eletroportáteis, equipamentos da linha branca e móveis, por exemplo). Outro ponto promissor são os investimentos em infraestrutura, extremamente necessários para o país avançar. A capacidade do Estado de investir é limitada, mas a participação privada nessa seara está crescendo muito com as diversas concessões – as já realizadas e as outras que virão em breve – em áreas como transporte (que incluem aeroportos, portos, rodovias, ferrovias, metrôs), fornecimento de água e tratamento de esgotos (estimulados pelo novo Marco Legal do Saneamento), exploração de petróleo e gás, energia eólica e solar, telecomunicações, etc. A demanda é enorme nesse amplo segmento, em função das necessidades de manutenção, modernização e ampliação daquilo que já existe, assim como para a construção e implantação de novas infraestruturas que passaram a ser necessárias, abrindo inúmeras oportunidades para o fornecimento de tintas de alta tecnologia e performance – que assegurem a proteção e aumentem a vida útil de equipamentos e instalações.

Além disso, o agronegócio seguirá levando prosperidade a diversas regiões, o que se reflete diretamente em vendas de tintas usadas em maquinário e instalações para as suas atividades e, indiretamente, nas demandas relacionadas ao crescimento urbano e ao investimento em construção de imóveis. Também são fatores positivos a melhor exploração do turismo no Brasil, que está levando a investimentos para atender ao maior fluxo turístico, inclusive do exterior; o crescimento contínuo do e‑commerce, que exige cada vez mais estruturas como armazéns e centros de distribuição; as recentes tecnologias que demandam novas soluções (caso dos carros elétricos e dos data centers necessários em função do uso massivo de inteligência artificial, etc.); entre diversos outros aspectos que trazem perspectivas favoráveis. O fato é que o Brasil é muito grande e diversificado, existindo sempre demandas a serem atendidas ou criadas; e em praticamente tudo será necessário usar tintas.

Trabalhando pelo setor

A Abrafati seguirá trabalhando pelo desenvolvimento setorial, estimulando a melhoria da qualidade, a inovação e a sustentabilidade, promovendo ações voltadas para aumentar a competitividade e o reconhecimento do valor das tintas, criando espaços – como o Abrafati Show – para gerar negócios e incentivar a tão necessária colaboração entre fabricantes e fornecedores. É isso que nos ajuda a construir um futuro cada vez mais brilhante para a nossa indústria de tintas.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.