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A importância do separador de borras em cabines de pintura com cortina de água


Artigo Técnico 02 de junho de 2021 | Por: Portal TS

A separação de pigmentos sólidos da água é fundamental para o bom funcionamento de uma cabine de pintura. Alguns dos principais objetivos são:

  • Eliminar a necessidade de trocar a água das cabines;
  • Obter lodo com o resíduo mais seco possível;
  • Limitar a quantidade de pigmentos saindo por chaminés de exaustão graças a uma parede de água mais eficiente;
  • Reduzir os custos de manutenção da cabine evitando a formação de lodo dela;
  • Facilitar o balanceamento do fluxo de ar.

Isso pode ser obtido "turn key" de parte da Gottert com sistemas fabricados em parceria com a empresa Hydro Italia, que é uma empresa italiana reconhecida e especializada em tratamento de água. Ela produz equipamentos para o tratamento e os produtos químicos necessários.

A Hydro Italia, que tem uma longa experiência na área de tratamento de superfícies, é particularmente reconhecida por suas inovações no campo de tratamento de águas residuais provenientes de cabines de pintura. Graças a uma gama de sistemas especiais que permite separar constantemente os sólidos de tinta da água, garantindo sua manutenção, viabiliza atender as necessidades listadas no início desta matéria.

Iremos aqui apresentar um caso com nosso sistema HYDROFLOTY 24M.

Após uma primeira análise dos dados listados abaixo e sendo necessária a realização de vários testes com amostras de tinta, uma solução completa é proposta.

 

Tintas

OVERSPRAY

PRIMER

27kg/h

BASE COAT

27kg/h

CLEAR COAT

27kg/h

 

  • Volume de água: 50 m³
  • Quantidade de over spray: aproximadamente 81 kg/h
  • Tempo de trabalho: 20h /dia
  • Vazamento de água por separador de borra: 24 m³/h.

Definimos como objetivo alcançar um resíduo sólido máximo de corpos suspensos nos circuitos de cabine de pintura equivalentes a 0,4%

O primeiro passo do tratamento consiste em um processo rápido de desnaturação das pequenas partículas de tinta, o "over spray", capturadas. O processo consiste em transformar tinta pegajosa em partículas inertes, como areia úmida. Isto visa evitar a formação de blocos de tinta grudados na cabine ou o entupimento dos tubos e bombas. Para obter este tipo de reação, são utilizados produtos químicos apropriados completamente misturados com a água. A configuração do tanque de nossa cabine e velocidade de água no sistema tiveram as características avaliadas em detalhe pela nossa engenharia.

Após rigorosa avaliação escolhemos um sistema HYDROFLOTY 24M garantindo de 24 m3/h de passagem de água e capacidade de tratar toda a quantidade de água do sistema a cada duas horas.

O processo consiste em separar as partículas desnaturadas, que são transformadas em grandes flocos que podem facilmente flutuar. A água a ser tratada é continuamente retirada das cabines de pintura por uma bomba e enviada para o sistema de tratamento: o fluxo é ajustado por uma válvula de segurança (Fig. 1). A válvula de segurança é controlada por um medidor de nível (10) colocado dentro do tanque do separador que verifica o nível de água, que segue para o bombeamento se o nível aumentar por qualquer razão. Após entrar no misturador (3), a água é misturada com o agente floculante mantido no recipiente (1) e dosado pela bomba (2). Um misturador, que mantém o floculante misturado para evitar a formação de caroços, é instalado no tanque. O fluxo de água+floculante é entregue por um tubo em formato S projetado para otimizar os efeitos do tratamento.

Fig.1  Desenho da separação e drenagem contínua de lodo.

Dentro do tanque, a água é enriquecida com bolhas de ar minúsculas, que aderem à superfície das partículas de tinta, melhorando assim a flutuação e permitindo que elas sejam facilmente transferidas por uma corrente de arrasto (6), através da qual a lama flutuante é conduzida da superfície do tanque em direção ao recipiente de lodo (8). A bomba pneumática (9) retira a água drenada do recipiente de lodo em intervalos alternados e a entrega ao tanque do separador (10). A água limpa é retornada a cabine de pintura por uma bomba (5). Uma válvula (11) localizada na parte inferior do tanque permite drenagem da parte inferior do separador. Os sólidos (borra de tinta) são retirados pela bomba (7) e armazenados no recipiente de lodo (8)

Resultados

  • Não há necessidade de esvaziar a água das cabines;
  • Peças pintadas com qualidade;
  • Facilitar o balanceamento de ar por não ter variações na queda de pressão de exaustão;
  • Evita formação de coágulos de tinta no circuito e superfícies;
  • Aumento de produtividade por evitar interrupção da produção;
  • Ótimo resultado para o meio ambiente devido à eficiência do sistema de separação de pigmentos da pintura.

 

 

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