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“As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade podem perder competitividade e mercado”


UMICORE BRASIL

 

Bruno Chio, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado

 

Fale-nos um pouco sobre a sua empresa: em qual segmento ela atua?

A Umicore é uma empresa líder em tecnologia de materiais circulares com ampla experiência nas áreas de ciência de materiais, química e metalurgia. Nosso objetivo primordial de criação de valor sustentável é baseado na ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir nossa missão: “Materiais para uma vida melhor”. No Brasil, temos como principais linhas de negócios: catalisadores automotivos, tratamento de superfície, metais para joalheria e recuperação de placas de circuito e conectores.

 

Quais as principais novidades, de maneira geral?

Como principal novidade em 2023, na área de tratamento de superfície de metais preciosos, estamos trabalhando com um processo de prata sem cianeto livre, além de processos de ouro sem cianeto e metais pesados.

 

Em termos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, quais são os diferenciais da sua empresa?

A Umicore apoia os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ (ODS) das Nações Unidas por meio de produtos e práticas inovadoras que minimizam os impactos negativos, protegem o meio ambiente, promovem o progresso social e apoiam o crescimento econômico. A Umicore também apoia os ‘Dez Princípios do Pacto Global’ das Nações Unidas sobre Direitos Humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Estamos empenhados em integrar esses princípios na estratégia, cultura e operações diárias de nossa empresa – e em nos envolver em projetos colaborativos que promovam os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’.

 

Pensando em sustentabilidade, qual a grande novidade da sua empresa?

“Let’s Go for Zero” é nossa ambição de sustentabilidade, parte integrante de nossa estratégia RISE 2030. Estamos comprometidos em reduzir o impacto ambiental de nossas operações e, ao mesmo tempo, maximizar nosso impacto positivo na sociedade. Nosso objetivo é apoiar a jornada rumo à descarbonização e à criação de valor sustentável para as pessoas e para o planeta.

 

Sua empresa possui algum certificado ambiental?

A Coimpa, uma empresa do grupo Umicore, participou recentemente do processo de certificação RJC – um selo de qualidade dos nossos produtos e garantia de sua origem responsável e ética. O ‘Responsible Jewellery Council (RJC)’ é uma organização internacional sem fins lucrativos. Seu objetivo é fortalecer a confiança do fornecedor na indústria joalheira e em sua cadeia fornecedora de metais preciosos e gemas. Os objetivos do RJC são métodos de produção baseados em ética, orientados socialmente e ambientalmente responsáveis. Sendo que a implementação desses princípios está em todo o processo de fabricação – da mina ao varejo. Além disso, a Umicore é certificada nas ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001.

 

Como você avalia que a busca por produtos, produções e fábricas mais ecológicas pode impactar financeiramente na companhia e no mercado?

A busca por produtos, produções e fábricas mais ecológicas podem ter impactos financeiros significativos tanto para a companhia quanto para o mercado em geral. Em relação à companhia, adotar práticas mais sustentáveis pode levar a custos iniciais mais elevados, como a aquisição de tecnologias mais limpas, a reformulação de processos produtivos e a contratação de profissionais especializados em sustentabilidade. No entanto, a longo prazo, esses investimentos podem trazer benefícios financeiros, como a redução de desperdícios, a economia de recursos naturais e a melhoria da imagem da empresa perante os consumidores, o que pode resultar em aumento de vendas e na fidelização de clientes. Além disso, a busca por produtos, produções e fábricas mais ecológicas também pode impactar o mercado em geral. Com o aumento da conscientização ambiental e a demanda crescente por produtos sustentáveis, as empresas que não se adaptarem a essa nova realidade podem perder competitividade e mercado. Ao mesmo tempo, empresas que conseguirem se destacar nesse sentido podem se tornar referência em suas áreas de atuação e conquistar novos mercados e clientes. Por fim, é importante ressaltar que a busca por práticas mais sustentáveis não deve ser vista apenas como um custo ou uma obrigação legal, mas sim como uma oportunidade de negócio. Empresas que conseguem conciliar o lucro com a responsabilidade ambiental estão cada vez mais em evidência e podem se tornar líderes em seus setores

 

Qual a grande tendência em sustentabilidade em seu setor e também qual o principal desafio nessa área?

Na área de tratamento de superfícies, a grande tendência em sustentabilidade é a busca por processos e tecnologias que reduzam o impacto ambiental do setor. Isso inclui a redução do consumo de água e energia, a minimização de resíduos e emissões atmosféricas, e a eliminação ou redução do uso de substâncias químicas tóxicas. Um dos principais desafios em sustentabilidade na área de tratamento de superfícies é encontrar alternativas viáveis para os processos e tecnologias que ainda dependem de produtos químicos perigosos ou que geram grande quantidade de resíduos. Além disso, é importante garantir que as soluções adotadas sejam economicamente viáveis e eficientes em termos de produção, de forma a não comprometer a competitividade das empresas. Outro importante desafio é a conscientização dos profissionais e empresas do setor sobre a importância da sustentabilidade e das práticas responsáveis. É preciso que haja uma mudança de cultura e mentalidade, de forma a incorporar a sustentabilidade como parte do negócio e não apenas como uma obrigação legal ou uma demanda do mercado. Para enfrentar esses desafios, é necessário investir em Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias e processos mais sustentáveis, além de promover a educação e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade no setor.

 

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