Henrique Zardo, Gestor Comercial da Mega Equipamentos
Fale-nos um pouco sobre a sua fábrica. Qual a estrutura e quais são os principais destaques?
Fundada em outubro de 2007, e com sede em Flores da Cunha, RS, a Mega conta com estrutura própria e parque fabril com mais 2.000 m² de área útil. Trabalhamos com desenvolvimento e fabricação de equipamentos para galvanoplastia e tratamento de efluentes, ou seja, fornecemos a solução completa para nossos clientes. Focada em desenvolver projetos inteligentes e buscando sempre levar a melhor solução para nossos clientes, a Mega segue ao longo dos anos alinhando tecnologia com experiência, contando com corpo técnico altamente experiente e qualificado, composto por engenheiros ambientais, mecânicos e químicos, que auxiliam o cliente desde o estudo de viabilidade técnica até a revisão, melhoria e redução de custos dos processos produtivos, pontos importantes que estão diretamente ligados à produtividade e qualidade do produto final.
O que a sua empresa oferece em galvanoplastia? Dentre suas opções qual considera a mais promissora atualmente e por quê?
A Mega é fabricante de equipamentos e acessórios para galvanoplastia, fornecemos projetos completos na concepção ‘chave na mão’. Além de também ter em seu escopo de fornecimento sistemas de exaustão e lavagem de gases utilizados para realizar a depuração e retenção de gases tóxicos provenientes de processos produtivos, impedindo que estes venham a ser lançados na atmosfera. A opção mais promissora atualmente refere-se às linhas galvânicas automáticas, que atendem os conceitos da indústria 4.0. Os projetos de linhas galvânicas desenvolvidos pela Mega vão, desde linhas manuais até automáticas de grande porte para os mais diversos processos existentes no mercado, sempre alinhando sua qualidade e confiança às novas tecnologias que surgem no mercado.
Como avalia o mercado atual de galvanoplastia em termos de negócios?
O mercado atual do segmento de galvanoplastia está em uma crescente muito satisfatória, mostrando grande melhora pós-pandemia, em termos de negócios o primeiro semestre de 2022 foi ótimo para Mega.
Quais são as principais tendências do setor?
As principais tendências do setor estão focadas na parte de automação e integração de dados, conceitos da indústria 4.0 que a Mega já integra em seus projetos. Em nossas linhas galvânicas automáticas, utilizamos sistema supervisório integrado com sistema de monitoramento e integração de dados via nuvem, o que possibilita ao operador monitorar em tempo real tudo o que está ocorrendo durante o processo, desde quanto a linha está produzindo até dados de manutenção do equipamento, melhorando processos e aumentando a produtividade.
Como a tecnologia ajuda na sua produção?
Ao longo dos anos, a Mega segue aprimorando seu processo produtivo, adquirindo equipamentos com o que há de melhor em termos de tecnologia disponível no mercado, visando entregar produtos de alta qualidade para seus clientes e tendo como destaque o processo de solda por termofusão. Realizado por uma máquina de fusão automática, adequada para união de topo em chapas termoplásticas de diversos tipos, esse procedimento é um diferencial que está diretamente ligado à qualidade dos equipamentos fornecidos, pois, ao contrário da solda tradicional, funde o material novamente, tendo como resultado a mesma resistência mecânica de uma chapa virgem, o que gera maior confiança em relação à estanqueidade, além de fornecer um acabamento perfeito.