“Nosso processo de pintura KTL/E-Coat foi pioneiro na utilização da mais avançada tecnologia em tintas existentes no mercado”
Luiz A. Balota, diretor da Murcia
Murcia Pinturas Técnicas inaugura novas instalações e está preparada para receber grandes estruturas e peças de geometrias complexas para pinturas KTL/E-Coat
As características de uma empresa próspera são de fácil identificação, como qualidade de produtos e serviços, boa gestão, valorização dos funcionários, inovação, mas existe um atributo pouco falado e que é de fundamental importância para o crescimento de uma companhia: outras companhias. No B2B, então, vão além de serem fundamentais, são as verdadeiras consumidoras, o mercado para quem todo empresário dirige seus esforços, e não foi diferente com a Murcia Pinturas Técnicas, que, além de ter esse foco, também trabalha em parceria com outras empresas para crescer e inovar.
Com 36 anos de atuação em pinturas técnicas, recentemente a empresa revolucionou um de seus processos justamente por conta de uma parceria, que a impulsionou a ser pioneira na utilização de uma nova tecnologia em tintas do mercado: a utilização da resina epóxi Powercron® 6100HE/Powercron® 681-524/Framecoat, de fabricação da PPG, para pintura KTL/E-Coat. “Nosso processo de pintura KTL/E-Coat foi pioneiro na utilização da mais avançada tecnologia em tintas existente no mercado, resina epóxi Powercron® 6100HE/Powercron® 681-524/Framecoat, da PPG, proporcionando altíssima resistência à corrosão, inclusive em bordas e com excelente acabamento, fácil formação de camada com um único produto e baixíssima necessidade de aditivação. A confiança nos processos fornecidos pela PPG, referência de qualidade e performance, robustez em relação a contaminação do banho e baixa manutenção do sistema de filtragem, nos levou a tornarmos parceiros desde o início da nossa atividade como prestadores de serviços de pintura, oferecendo de forma pioneira esta nova tecnologia de tinta KTL, atualmente atrelada ao pré-tratamento PPG e suas tintas pó”, conta o diretor da Murcia, Luiz A. Balota.
Componentes tubulares
Sem a parceria, a inovação não teria ocorrido. Um outro exemplo é o da atual estrutura da empresa, apta a pintar grandes estruturas e de geometrias complexas: os equipamentos foram instalados em parceria com a Erzinger, empresa especializada em fabricação de equipamentos para pintura e tratamento de superfície, “sinônimo de qualidade”, elogia o executivo.
Novas instalações
Linha KTL/E-Coat
Importante dizer que, apesar da crise causada pelo Coronavírus, a Murcia conseguiu manter seu planejamento de investimentos pré-pandemia, um deles, a inauguração de suas novas instalações. “A crise sanitária que se iniciou em 2020 nos afetou, como afetou a todos no mundo inteiro, porém, não desistimos de enfrentar o desafio que tínhamos planejado antes do surgimento da Covid-19. Com muito sacrifício e dedicação dos nossos colaboradores e parceiros, passamos o ano de 2020 e parte de 2021 consolidando nosso projeto de ampliação e modernização de nossas instalações”, conta o diretor, ressaltando novamente a importância das parcerias. Ele acrescenta: “Em nossas novas instalações, em Jundiaí-SP, estamos próximos ao complexo viário Anhanguera/Bandeirantes, com fácil acesso, excelente pátio para carga e descarga de veículos de grande porte, grande espaço para armazenamento, em um terreno de aproximadamente 13.000 m² e uma área construída de 7.000 m². A Murcia possui uma nova e moderna Linha de Pintura KTL/E-Coat e duas Linhas de Pintura Eletrostática a Pó. Essas novas instalações possibilitam pinturas em peças com geometria complexa, com grandes dimensões, em superfícies metálicas como aço carbono, ferro fundido, alumínio, aço galvanizado, entre outros, podendo pintar itens com até 3,50 metros de comprimento x 1,70 metros de altura e 1,10 metros de largura”, detalha Balota.
Com a nova planta, não só a complexidade e tamanho dos produtos que podem ser pintados aumentou, como também a capacidade produtiva da companhia: “Atendemos os setores de metalomecânico, veículos leves, pesados, agrícola, construção civil, fotovoltaico e quaisquer outros que necessitem de qualidade com baixo prazo de entrega. A grande capacidade produtiva dos nossos equipamentos, alinhada a uma equipe altamente qualificada e com a utilização dos melhores produtos e processos disponíveis no mercado nacional, proporciona um diferencial muito atraente às empresas consumidoras de pintura KTL/E-Coat”, explica.
Em nossas novas instalações, em Jundiaí-SP, estamos próximos ao complexo viário Anhanguera/Bandeirantes”
O executivo revela o que espera para este ano: “2022 se iniciou como o ano da retomada pós-pandemia. A pandemia não terminou, contudo, estamos confiantes nesta nova fase e não medimos esforços para enfrentar as dificuldades que as novas variantes do Covid-19 estão nos impondo. Perseverança, resiliência, amor pelo trabalho desenvolvido, muita dedicação e parcerias sólidas, essas são nossas ferramentas para enfrentarmos os desafios”, finaliza.
Sandro Erzinger, diretor de engenharia da Erzinger fala sobre a Murcia
No centro, Luiz Antonio Balota, diretor da Murcia, entre Ricardo Fernandes e Sandro Erzinger, respectivamente gerente e diretor de engenharia da Erzinger.
“Os resultados alcançados com esta nova linha de pré-tratamento e pintura E- coat são reflexos de uma grande parceria entre a Murcia e a Erzinger. Esse novo equipamento em operação, desenvolvido em conjunto com a Murcia, já mostra seus primeiros resultados de produtividade. Temos uma excelente proteção da superfície metálica, tratada com fosfato tricatiônico, que proporciona ao revestimento de E-Coat a garantia de atender aos mais diversos testes, homologações e exigências de clientes, além da possibilidade de aumento da produção – que afeta diretamente na pontualidade de entrega dos produtos. O resultado é o de uma prestadora de serviços de pré-tratamento e pintura mais ágil, mais eficiente, tecnológica e automatizada. Este investimento da Murcia com certeza vai transformar o mercado em seu segmento. Muito importante foi ter conhecido o Luiz (n. e: Luiz Antonio Balota, diretor da Murcia) que, com sua capacidade técnica, conhecimento de mercado e perfeccionismo, conseguiu mostrar qual é o seu propósito e a aonde a Murcia que chegar, isso foi muito importante para que nossa parceria fosse consolidada.”
“Essas novas instalações possibilitam pinturas em peças com geometria complexa, com grandes dimensões”
Murcia Pinturas Técnicas