icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Faça-se Luz!


TS 216Editorial 11 de setembro de 2019 | Por: Portal TS
Faça-se Luz!

Ana Carolina Coutinho

editorialb8@gmail.com

Faça-se LUZ, Ele disse e ela transformou tudo o que existia!  No planeta Terra, em especial, a invenção da luz elétrica se deu por volta de 1800, com as lâmpadas a gás e óleo, mas foi em 1879, com Thomas Edison, que a Luz se tornou comercialmente viável e, sobretudo, lucrativa. A lâmpada elétrica modificou o mundo para sempre; mas sem prever seus efeitos danosos, tendo explorado o meio ambiente por fontes não renováveis. Mas hoje, quando se avolumam os números alarmantes provenientes de cerca de 130 anos de uso, tem-se buscado formas ecológicas e, economicamente vantajosas, para sua geração e transmissão, trazendo à realidade uma nova revolução: a revolução energética! Nesta edição, algumas importantes matérias abordam o tema.

Comecemos pela Matéria Técnica de Cyro V. Boccuzzi e Gerhard Ett que mostra como tem havido uma mudança global no modelo de negócios do setor elétrico, abrindo portas para um mundo novo em oportunidades! Quem também traz o tema sob a ótica do Meio Ambiente é Pedro de Araújo, com o seu artigo ‘Galvanoplastia (In)Sustentável’; revelando como a inovação é fundamental para prevenir impactos danosos. Nesse sentido, vale a leitura de outra Matéria Técnica, ‘Ensaios Cíclicos de Corrosão Utilizados Pela Indústria Automotiva Atualmente’, com descrição detalhada de ensaios cíclicos de oito diferentes empresas automotivas e seus resultados: imperdível!

E, na indústria de Construção Civil, quem vem nos contar as inovações e desafios atuais é o presidente do SindusCon-SP, Odair Garcia Senra. Inovação também é o mote da Matéria Técnica de Silvio Assis, que traz os conceitos e impactos da indústria 4.0 no setor de TS. Também tema do Ponto de Vista, com o vice-presidente da Mitsubishi Electric do Brasil, Fabiano Lourenço.

Já diz um ditado português que “elogio em boca própria é vitupério”, mas não nos casos a seguir. O primeiro é um panorama sobre as ações que a ABTS vem fazendo para minimizar os impactos da crise no setor: como informa o diretor financeiro, Gilberto Zoldan, em Palavra da ABTS. Já o segundo mostra as conquistas da Associação frente ao que estava sendo decidido na Portaria 240, que versa sobre a fiscalização de produtos químicos pela Polícia Federal; acompanhe na página 16! Aproveitando o gancho, em Orientação Técnica, uma matéria completa e de fácil entendimento (inclui tabela prática) sobre a identificação de perigos e riscos de produtos químicos, para você não errar no manuseio, por Joice C. Furiatti. E, complementando, em Transporte de Produtos Perigosos, detalhes sobre a adequação ao novo decreto (n º 47.629) para quem trafega em Minas Gerais, multas começam a vigorar já a partir de 30 de setembro. Para finalizar, os índices de mercado e o calendário. Programe-se!

Nosso desejo é realmente iluminar seus conhecimentos trazendo informações novas, interessantes e valiosas, não só para o seu dia a dia profissional, mas também para engrandecer a sua parte intelectual. E quem soube unir as duas, por exemplo, foi o Sr. Lucena Fernandes, que traz sua experiência de 60 anos de trabalho na Eberle/Mundial, em Grandes Profissionais.

Estamos à disposição. Até breve!

Acesse o conteúdo original publicado na revista Tratamento de Superfície, edição 216, página 6

Acesse a edição 216 digital | Setembro 2019

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.