icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

“Não deveria ser uma questão de dinheiro, mas uma questão de valor”


“Não deveria ser uma questão de dinheiro, mas uma questão de valor”

SURTEC DO BRASIL

 

Rodrigo Rezende, Diretor Regional

 

Fale-nos um pouco sobre a sua empresa: em qual segmento ela atua?

A SurTec é uma empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve, fabrica e comercializa especialidades químicas para processos de tratamento de superfície industriais. Está presente em mais de 40 países, onde quer que metais ou outras superfícies sejam produzidas sob especificações. Suas soluções são destinadas para quatro áreas de atuação principais: Limpeza de Peças Industriais (IPC), Pré-tratamento de Metais (MPT), Eletrodeposição Decorativa (ELP-D) e Eletrodeposição Funcional (ELP-F), com um portfólio altamente abrangente. A SurTec oferece soluções completas para a limpeza de superfícies de aço, alumínio e ligas sensíveis para pré-tratamento de superfícies para pintura, abarcando as camadas de conversão nanométricas; para proteção contra corrosão de metais, incluindo os processos de zinco e suas ligas, passivadores e selantes; e para processos decorativos, desde o pré-tratamento de plásticos e metais, até os processos de eletrodeposição de cobre, níquel e cromo trivalente. No Brasil, está presente desde 1999 e, desde abril de 2016, quando foi inaugurada, tem a sua planta na cidade de Valinhos (SP), que abriga escritório, laboratórios, P&D e produção. As instalações cumprem com todos os requisitos ecológicos, ambientais e segurança.

 

Quais as principais novidades, de maneira geral?

Como líder global de mercado, em processos que garantam maior sustentabilidade, com máximo desempenho e respeito ao meio ambiente, a SurTec está sempre buscando inovações e soluções que tragam valor agregado e resultado para seus clientes e parceiros. As principais inovações que podem ser destacadas no momento referem-se a: processo de cromo decorativo trivalente com a mesma cor de cromo VI, detergente biodegradável e de baixa formação de espuma para limpeza no processo de reciclagem de flakes de PET, nanotecnologias, passivação trivalente e isenta de cromo para aplicações nas indústrias de mobilidade elétrica, 5G e aeroespacial. Todas essas citadas anteriormente já se encontram disponíveis localmente. Vale destacar também o Projeto Digitalização do Processo SurTec. Alinhado à visão de longo prazo e buscando acompanhar as tendências da Indústria 4.0, é um sistema de monitoramento e controle automático, em nuvem, que permite aos clientes controlar os processos de forma prática e eficiente, com melhor acessibilidade, proporcionando redução de gastos, menor consumo de produtos e prevenindo retrabalho.

 

Em termos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, quais são os diferenciais da sua empresa?

A SurTec foi pioneira na substituição do cromo hexavalente pelo cromo trivalente em meados dos anos de 1990, ou seja, quando o mercado brasileiro sequer demandava essa mudança. Além disso, desde 2017, a empresa deixou de fabricar produtos à base de cromo hexavalente. Um exemplo é a solução SurTec 643, que traz a nanotecnologia livre de cromo. As vantagens das tecnologias de camadas nanométricas são diversas, podendo ser destacada, principalmente, a questão ambiental alinhada à sustentabilidade. Outro aspecto pioneiro e diferenciado da empresa foi a eliminação de produtos contendo nonilfenol por surfactantes, mais ecológicos. Outra tendência que identificamos foi a extensão da vida útil dos banhos, uma vez que também diminui o impacto no meio ambiente. Nos últimos anos, a SurTec vem investindo constantemente em Pesquisa e Desenvolvimento para encontrar alternativas de menor impacto ambiental em suas soluções e processos, visando diminuir o seu ‘footprint’ ou pegada ambiental. Essa é uma tendência em todo o mundo. No mercado brasileiro, há uma consciência cada vez maior de se ter tecnologias limpas para fornecimento. Embora, no país, a regulamentação de uso de produtos tóxicos, mutagênicos, cancerígenos etc., ainda seja flexível, na Europa, este assunto está muito avançado. E as empresas globais têm buscado soluções para oferecer produtos mais ecológicos e que atendam aos requisitos, novas regulamentações e propriedades específicas.

 

Pensando em sustentabilidade, qual a grande novidade da sua empresa?

Aqui, podem ser destacadas algumas tecnologias e processos:

• Tecnologias para redução de temperatura e ganho de eficiência energética, proporcionando menor consumo de energia;

• Novas tecnologias nanométricas como alternativa à utilização do fosfato, em processos que resultam em economia de água e menor geração de resíduos;

• Produtos isentos de cobalto na passivação, mais sustentáveis e com menor variação no custo do processo;

• Atuação em mercados de reciclagem de PET, com detergentes biodegradáveis de baixa formação de espuma e consumo;

• Atendimento aos principais requisitos técnicos para o mercado de carros eletrificados (e-Mobility).

A conduta responsável é parte integrante da identidade corporativa da SurTec e um requisito obrigatório para todas as empresas e parceiros em todo o mundo. Profissionais especializados dentro de nossa organização são dedicados à proteção ambiental e à saúde e à segurança ocupacional, legislação sobre produtos químicos, bem como conduta e sustentabilidade econômica e socialmente responsável. Os colaboradores são incentivados a integrar ativamente esses valores em seu trabalho diário. O sucesso corporativo de longo prazo da SurTec é baseado em práticas comerciais responsáveis. Sucesso econômico, responsabilidade social, cuidado ambiental e uso sustentável de seus produtos e serviços estão intrinsecamente ligados. Assim sendo, a SurTec considera os efeitos de suas ações nas pessoas, no meio ambiente e nas gerações futuras.

 

Sua empresa possui algum certificado ambiental?

A SurTec é certificada segundo a norma ISO 9001 (Gestão da Qualidade). As certificações adicionais, de acordo com a ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 45001, enfatizam os importantes objetivos corporativos de respeito ao meio ambiente e conservação de recursos. O próximo objetivo da empresa é obter uma certificação EcoVadis, líder mundial em classificações de sustentabilidade empresarial.

 

Como você avalia que a busca por produtos, produções e fábricas mais ecológicas pode impactar financeiramente na companhia e no mercado?

Primeiramente, porque impacta diretamente nos nossos negócios e nos negócios de nossos clientes e parceiros. Segundo, porque a ação responsável e sustentável é parte do DNA da SurTec, parte intrínseca de nossa identidade corporativa. Isso se aplica não apenas nos produtos e soluções que disponibilizamos ao mercado, mas principalmente no que se refere aos processos e soluções internas. É uma preocupação constante em nosso dia a dia, em qualquer parte do mundo. Na nossa planta, aqui no Brasil, está em andamento um projeto para a instalação de células fotovoltaicas no estacionamento, a fim de alimentar toda a fábrica com energia renovável. O edifício da SurTec em Zwingenberg, Alemanha, foi construído com o conceito ‘Passive House – Casa Passiva’, no ano 2000. O balanço de energia foi massivamente melhorado e os custos operacionais reduzidos graças ao isolamento térmico estrutural de alta qualidade, envidraçamento térmico, ventilação com recuperação de calor, fachada sem vazamentos ou pontes de calor e a substituição de sistemas de ar condicionado por resfriamento passivo. Foi um projeto totalmente sustentável, o 1º em todo o mundo a não demandar sistema de isolamento térmico. Produtos, processos e uma produção mais ecológica nem sempre vêm acompanhados de um preço mais alto: produzir energia própria com painéis fotovoltaicos, reciclar, etc. também podem reduzir custos. No final, não deveria ser uma questão de dinheiro, mas uma questão de valor.

 

Qual a grande tendência em sustentabilidade em seu setor e também qual o principal desafio nessa área?

Aqui, posso apontar algumas tendências: a utilização de processos e produtos cada vez mais corretos ambientalmente e ecologicamente com a preocupação de saúde operacional. Além disso, inclui-se também a redução do consumo energético e a busca cada vez maior pela diminuição do ‘footprint’ e ‘handprint’. O grande desafio para a indústria nacional é seguir os parâmetros de sustentabilidade que já estão mais consolidados na Europa. Nesse sentido, o objetivo é buscar constantemente o aperfeiçoamento, tanto por parte das empresas como do mercado de maneira geral, incluindo órgãos reguladores, setor público e outros agentes. Influenciar positivamente o mercado é importante para que todos possam pensar de maneira sustentável. Por isso, é sempre importante manter algumas ações sustentáveis como padrão do dia a dia: substituir produtos químicos perigosos, encontrar maneiras de reciclar banhos/água de enxágue, iniciar a mudança gradual para energia verde, reduzir o consumo de energia, apoiar indústrias sustentáveis (como a de reciclagem PET) e reduzir o consumo de matérias-primas e recursos, entre outros.

 

Logo SurTec

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.