icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Rumo aos 100


Palavras da ABTSTS 232 17 de novembro de 2022 | Por: Portal TS
Rumo aos 100

Os fantasmas do passado e do presente, mas não do futuro

 

Gilbert Zoldan

Vice-Presidente da ABTS

 

 

Caros Leitores,

Quem imaginaria que, a despeito dos avanços na área da saúde, viveríamos uma nova pandemia? E, em decorrência dela, reveríamos conceitos, reajustaríamos parâmetros preestabelecidos, reordenaríamos metas, buscaríamos alternativas, nos reinventaríamos? 

Neste exato momento, somos assombrados pelo fantasma da guerra, no âmbito externo, pelo retorno da alta inflação somado à expectativa de baixo crescimento para os próximos anos, fatos que geram preocupação em relação ao futuro próximo.

Na última década, a produção industrial nacional sofreu redução em torno de 10%, enquanto que, no mundo, houve um crescimento de aproximadamente 30%. Estamos estagnados desde 2015!

Ademais, têm destaque as questões sociais, como o aumento da pobreza e da fome nos últimos anos, e a deficiência educacional, notadamente pelos resultados do exame Pisa, que revelam que nosso país ocupa, dentre 79 nações, a posição de 57° lugar em leitura; 66°lugar, em ciências; e 70°, em matemática. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, mais de 70% de nossos estudantes do ensino médio possuem insuficientes conhecimentos em português e matemática.

Os desafios são grandes

O estado de caos e de incerteza está localizado no latim como crisis, sobre o grego em krísis, associado ao verbo krínein, tanto no sentido de julgar quanto na implicação de decidir ou separar, e, em períodos como os atuais, nos impele à inovação visando à competitividade, eficácia e mudanças.

Nossa Associação faz 54 anos em 2022 e esta vivíssima, fruto da perseverança e do trabalho de várias Diretorias, além das constantes lutas a que fomos e somos, diariamente, submetidos.

Temos trabalhado incessantemente para realizarmos as adequações necessárias para que a nossa instituição continue pujante.

Iniciamos uma nova gestão para o triênio 2022-2025, com novos objetivos traçados – e aproveito o ensejo para desejar a todos envolvidos uma gestão profícua e próspera, com todos objetivos alcançados e repleta de realizações.

No mês de setembro, realizamos o evento EBRATS – Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície –, fruto mais notável do nosso trabalho.

Nossa ABTS é formada por profissionais da área e seu perfil tem se alterado a cada ano, novos personagens e individualidades vêm surgindo, que, somados aos trabalhos desenvolvidos, e em desenvolvimento, contribuirão de forma altaneira e notável ao avanço de nossa instituição.

No mês de setembro, realizamos o evento EBRATS – Encontro Brasileiro de Tratamentos de Superfície –,  inquestionável sucesso , fruto mais notável do nosso trabalho.

Grandes desafios nos esperam, estamos trabalhando initerruptamente para que os nossos associados obtenham mais benefícios, o que demandará grande empenho de todos.

Finalizamos: manifesta-se utópico os 100 anos na abertura do texto, talvez uma quimera, mas o alcance desse propósito está no cerne de cada um de nós, envolvidos direta e indiretamente.

Conforme mencionado, a ABTS possui 54 anos de existência voltados à área de tratamentos de superfície e, especialmente, ao associado, e é esse o espírito que norteia a atuação da nossa instituição, hoje e no futuro, visando à superação das dificuldades interpostas em nosso caminho e, buscando, incessantemente, o aprimoramento técnico contínuo, item basilar na construção de nosso país.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.