icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

Edição 2025 do ABRAFATI SHOW tem número recorde de expositores, visitantes e congressistas


ABRAFATIMercado01 de outubro de 2025 | Por: Portal TS
Edição 2025 do ABRAFATI SHOW tem número recorde de expositores,  visitantes e congressistas

Foram 291 expositores, quase 16 mil visitantes e 1.300 congressistas, números superiores aos da edição anterior, o que reforça a relevância do evento para promover a inovação e estimular os negócios

O evento foi no Brasil, mas a repercussão é global. O 19º ABRAFATI SHOW ampliou ainda mais o seu impacto positivo para o setor de tintas na América Latina e a sua importância para players de todo o mundo. A edição de 2025 bateu recorde no número de expositores, com 291 empresas, quase 50% delas do exterior. Juntamente com isso, manteve a alta qualidade da programação técnica, com 90 palestras de especialistas, que trouxeram pesquisas e desenvolvimentos inovadores. O resultado foi outro recorde, na quantidade de visitantes: nos três dias de evento, 15.900 pessoas circularam pelos pavilhões do São Paulo Expo, na capital paulista, 39% a mais do que em 2023. 

Participaram da solenidade de abertura Luiz Cornacchioni, presidente executivo da Abrafati; Marizeth Carvalho, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati; Dra. Sonja Schulte, vice-presidente da Divisão de Tintas da Vincentz Network; e João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil.

O encontro, realizado pela Abrafati e promovido pela NürnbergMesse Brasil e pela Vincentz Network, é o maior do setor na América Latina.

“Esses três dias foram fantásticos. A gente percebeu um crescimento na quantidade dos visitantes, mas, mais importante, houve um aumento na qualidade desse público”, explicou Marcos Machado, executivo de Vendas da Grace.

Outro marco para este ano foi a presença do público internacional, com aumento de 33%. Na lista de países que mais visitaram a exposição estão:  Argentina (1º) , Chile (2º), Peru (3º), Estados Unidos (4º) e Colômbia (5º). 

Para a visitante argentina Ethel Tejeda, os maquinários apresentados no evento este ano foram um diferencial. “É do Brasil que chegam mais inovações até o meu país e é o que nos permite inovar na Argentina também”, afirmou.
Pelos corredores, o aumento da presença de expositores estrangeiros também era evidente. Foram 139 de 16 países, além do Brasil. Entre eles, Alemanha,

Argentina, Canadá, China, Chipre, Emirados Árabes, França, Índia e Estados Unidos.
O Pavilhão Chinês, espaço dedicado a empresas do país asiático, teve um crescimento de 26% de área, somando 86 expositores. A Lily Group, companhia de alta tecnologia na China, era uma delas. O gerente de Vendas da marca, Nick Chen, vê a participação no evento como estratégica. “Queremos ser uma companhia global e o mercado brasileiro é importante para nós. Por isso, vamos ampliar nossa presença na região”. 

Pela primeira vez, as companhias indianas ganharam um espaço exclusivo, ocupando uma área de 300 m² dentro do São Paulo Expo, o que mereceu até uma visita do cônsul-geral da Índia em São Paulo, o Sr. Hansraj Singh Verma. Novidade que também agradou as empresas do país.

A indústria química DMCC veio de Mumbai para sua primeira participação no ABRAFATI SHOW. Com duas plantas na Índia, a empresa avalia mercados em crescimento e aposta na América Latina para expandir os negócios. “A experiência (no evento) foi muito positiva. Fizemos bons contatos no Brasil e também com pessoas de países vizinhos, como Colômbia e Chile”, conta o CEO da empresa, Bimal Goculdas. 

Visão compartilhada pela gerente de Negócios Internacionais da Basil Commodities, Preeti Pillai, que também enxerga o Brasil como um importante hub para toda a região. “Os organizadores reúnem os principais players da indústria, promovendo interações comerciais relevantes, networking e colaboração em toda a cadeia de suprimentos. Investir no Brasil oferece às empresas indianas acesso a um mercado grande e em crescimento, além da oportunidade de expandir nossa presença global e alcançar outros vizinhos da América do Sul”, explica  

"O ABRAFATI SHOW 2025 reforça seu papel como o principal encontro da cadeia de tintas na América Latina. Mais do que uma exposição,  é um espaço de negócios, inovação e troca de conhecimento que projeta o setor brasileiro para o mundo e mostra a relevância global da nossa indústria”, enfatizou Alexandre Brown, diretor do portfólio de Construção da NürnbergMesse Brasil.


Negócios

O sucesso do evento é também reflexo de uma indústria brasileira pujante. Ano passado, o país passou a ocupar a 4ª posição mundial no ranking de fabricantes de tintas, ultrapassando a Alemanha e ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia. Antes mesmo da abertura, o evento havia alcançado um marco: já era o maior ABRAFATI SHOW da história com 13.778 m² de área comercializada – aumento de 12% em relação a última edição –, reunindo quase 300 expositores.

 

“Foi uma edição muito especial, por ter acontecido quando o Brasil assumiu a posição de quarto maior produtor mundial de tintas, depois de um crescimento expressivo nos últimos anos. O evento, que já desfrutava de um enorme reconhecimento, nacional e internacionalmente, ganhou importância estratégica ainda maior para os players que são expositores tradicionais e atraiu novos interessados, que enxergaram oportunidades no país. O mesmo fenômeno se manifestou na visitação, que foi muito expressiva e revelou a vontade dos profissionais do setor – tanto do Brasil quanto do exterior – de comparecer para conhecer o que há de novo”, destaca Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati. 

Embora não seja possível quantificar os valores de negócios que a feira gerou, uma vez que o ciclo de venda no mercado B2B é longo, as Rodadas de Negócios Nacional e Internacional, que aconteceram durante o evento, são um bom termômetro para medir esse desempenho. 

Durante duas horas foram realizadas 244 reuniões, envolvendo 28 expositores nacionais e 12 internacionais, além de 62 compradores. Este foi o primeiro ano com uma rodada envolvendo empresas estrangeiras e os resultados provam que a iniciativa funcionou. Foram US$ 3,2 milhões (equivalente a R$ 17 milhões) de volume de negócios, pouco abaixo da rodada nacional, com R$ 18,1 milhões em valores auditados. 
Os depoimentos dos expositores contribuem também como indicador de sucesso. Para Marcela Fonseca, gerente de Mercado Latam da Brenntag, o evento é uma possibilidade para fortalecer contatos. “É o momento de reforçar nossa presença de mercado, mostrar o que é a empresa para os clientes, não só do Brasil, mas da América Latina. É uma oportunidade valiosíssima", afirma. 

A participação gerou bons frutos aos expositores, como cita a analista de Marketing da Fibrasa, Julia Silva: “Foram três dias muito movimentados, e acredito que tenha valido a pena todo o investimento. Esse ano resolvemos investir um valor ainda muito maior do que da última edição, então isso foi convertido em vendas e novos negócios", comemorou.

O terceiro dia ainda nem tinha acabado e as empresas já estavam pensando na próxima edição: “Estávamos discutindo aqui com a nossa equipe de marketing o formato e os modelos para o próximo. A Univar já participa há muitos anos do ABRAFATI SHOW e a gente quer sim continuar presente no próximo", reforça Lucas Souza, gerente de Vendas da Univar Solutions.

Impulsionando a inovação e o conhecimento  

O Congresso Internacional de Tintas é considerado um dos mais importantes em seu gênero no mundo. Nesta edição, reuniu 90 trabalhos técnicos, distribuídos em 15 sessões temáticas, que trouxeram as mais variadas pesquisas, tanto da área acadêmica quanto da indústria, quatro minicursos e 26 horas de conteúdo. Ao todo, 1.300 congressistas frequentaram as sessões em três dias de evento, reforçando mais uma vez seu papel de catalisador no desenvolvimento técnico entre os membros do mercado.

A programação, bastante variada, mostrou que a pesquisa e o desenvolvimento seguem por múltiplos caminhos no setor. Muitas palestras estiveram relacionadas aos diversos tipos de tintas, das imobiliárias às anticorrosivas, abordando inovações em relação a sustentabilidade, melhoria de propriedades, incremento de performance, adição de novas funcionalidades. A nova geração de matérias-primas também esteve em destaque, como resinas, aditivos e pigmentos com características mais avançadas, que abrem novos horizontes para o desenvolvimento de tintas cada vez melhores e capazes de atender aos anseios dos mais exigentes usuários.

As tecnologias utilizadas para produzir e para utilizar tintas são outro ponto a ser ressaltado. Nessa direção, um exemplo foi a incorporação à programação do tradicional Seminário Abrafati-RadTech de Cura por Radiação, em sua 9ª edição.

Chamou a atenção, na grade de palestras, um tema muito atual: a inteligência artificial. As apresentações permitiram conhecer algumas formas pelas quais essa revolução tecnológica está levando a inovações e transformações na indústria de tintas. 

“O Congresso segue trazendo uma contribuição inestimável ao desenvolvimento científico e tecnológico da cadeia de tintas no Brasil. Ele foi criado para isso e cumpre esse papel desde a 1ª edição, realizada em 1989”, afirma Fabio Humberg, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Abrafati.

O ABRAFATI SHOW também foi o palco para a entrega do Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas. A 25ª edição dessa tradicional premiação foi a que mais recebeu trabalhos em toda a história, com 16 inscritos. Além de serem reconhecidos no mais importante evento do setor, os autores dos estudos premiados puderam apresentar seus trabalhos durante o Congresso.

Sessões plenárias: tendências e insights

As três sessões plenárias, cada uma delas abrindo a programação de um dia do evento, foram atrações muito bem avaliadas.

No primeiro dia, a palestrante foi Marizeth Carvalho, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati e gerente-geral da PPG para a América Latina Sul. Ela apresentou a sua visão sobre o mercado brasileiro, analisando desafios e oportunidades, comentando as transformações em andamento e mostrando o cenário projetado para o setor em 2030.

Já no segundo dia, em lugar de uma conferência magna, realizou-se um painel sobre Liderança Feminina, reunindo quatro mulheres CEOs de empresas do setor: Maria Cristina Potomati, da Lukscolor; Kelly Diniz Bicalho, da Brasilux; Mariana Orsini, da Dow; e Claudia Antunes, da Chemours. Foi uma oportunidade única de ouvir, de importantes líderes, as suas experiências, os desafios que enfrentaram, as suas opiniões sobre a diversidade e muito mais, proporcionando valiosas reflexões.

As perspectivas e tendências do mercado global de tintas foram o tema tratado na terceira sessão plenária. O norte-americano Daniel Murad, CEO da consultoria ChemQuest, apresentou um panorama global da indústria, destacando drivers de crescimento, inovações tecnológicas, desafios regulatórios e o papel estratégico do Brasil.

Para a congressista Priscila Amaral, a apresentação inclusive foi um dos pontos fortes de todo o ABRAFATI SHOW. “Pelo PSS (Programa Setorial de Sustentabilidade) da Abrafati, começamos a ter um movimento de discussão, criando uma onda positiva. E ver que não é só uma tendência fora do país, é algo que a América Latina também está fazendo e o Brasil, como líder, precisa estar à frente", disse.

“Muito mais do que um encontro regional, o ABRAFATI SHOW está entre os principais eventos globais da indústria de tintas. Sua excelente combinação de exposição e congresso oferece inspiração, insights e oportunidades que não podem ser replicadas em nenhum outro lugar”, avalia a Dra. Sonja Schulte, vice-presidente da Divisão de Tintas da Vincentz Network.

ABRAFATI SHOW 2027
A indústria de tintas mundial já tem data para novo encontro no Brasil. O ABRAFATI SHOW 2027 será de 28 a 30 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista. 

“Já começamos a nos preparar para ter uma edição ainda melhor em 2027, mantendo o compromisso de oferecer aos nossos públicos o máximo de oportunidades para adquirir conhecimentos, entender tendências, estabelecer contatos e fazer negócios”, adiante Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati. 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.